O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL

Nome: THIAGO DE AQUINO MOZER
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/12/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROGÉRIO DRAGO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANIELLI VEIGA CARNEIRO SONDERMANN Examinador Externo
MICHELL PEDRUZZI MENDES ARAUJO Examinador Externo
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO Examinador Interno
ROGÉRIO DRAGO Orientador

Resumo: Este trabalho intitulado “Deficiência intelectual e o ensino da Língua Inglesa: uma
relação possível”, teve como objetivo geral: investigar como se dá o processo de
ensino e aprendizagem da Língua Inglesa por alunos com Deficiência Intelectual
matriculados nos anos finais do ensino fundamental. E, como objetivos específicos:
a) conhecer e analisar estudos teórico-bibliográficos que tratam do ensino de língua
estrangeira e outras disciplinas a alunos com deficiência intelectual matriculados nos
anos finais do ensino fundamental; b) conhecer conceitos e aspectos concernentes à
educação especial, educação inclusiva, deficiência intelectual, ensino fundamental e
a língua inglesa como componente curricular; c) investigar o que professores de
língua inglesa têm realizado para cumprir com os dispositivos curriculares junto aos
alunos com deficiência intelectual matriculados nas salas comuns dos anos finais do
ensino fundamental. A pesquisa sustenta-se em uma perspectiva sócio-histórica de
Vigotski, por entender que todas as pessoas independentes de suas características
físicas, mentais e sensoriais são capazes de aprender e se desenvolver.
Metodologicamente, esta dissertação de cunho qualitativo, inclinou-se na perspectiva
do estudo exploratório e realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a temática.
Para a produção de dados, utilizou-se análise documental, bibliográfica e entrevistas
semiestruturadas. Como resultados, identificamos que o ensino da Língua Inglesa
para alunos com deficiência intelectual no âmbito educacional ainda é escasso,
contudo, percebemos que os professores estão empenhados em mudar essa
situação. Portanto, este trabalho se torna necessário para que possamos pensar
dispositivos para a prática pedagógica nas aulas de Língua Inglesa para alunos com
Deficiência Intelectual matriculados no Ensino Fundamental.

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