PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA APOSTA NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
Nome: ALICE PILON DO NASCIMENTO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 30/09/2021
Orientador:
Nome | Papel |
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DENISE MEYRELLES DE JESUS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANDRESSA MAFEZONI CAETANO | Examinador Interno |
DENISE MEYRELLES DE JESUS | Orientador |
IVONE MARTINS DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
LUCÉLIA CARDOSO CAVALCANTE RABELO | Examinador Externo |
ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI | Examinador Externo |
Resumo: Esta pesquisa de doutorado analisou os processos de apropriação de leitura e escrita
de alunos com deficiência intelectual, matriculados no ciclo de alfabetização de uma
escola comum da rede municipal de Ensino de Vitória, no ano de 2019. Estudar a
apropriação de leitura e escrita tem sido um grande desafio na educação, haja vista o
quantitativo de alunos que não se apropriaram deste conhecimento que tem como
função primeira o processo de humanização. O estudo se ancorou nas perspectivas
da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, assumindo o caráter
intencional e sistematizado de ensino como condição sine qua non para a
aprendizagem e desenvolvimento dos discentes. Concentrou-se em abordar a
importância da perspectiva de ensino elaborado pela pedagogia histórico-crítica,
tendo em vista os processos de cada aluno. Nesse sentido, a necessidade de
compreender a zona de desenvolvimento real e a iminente são princípios basilares
para o trabalho educativo que se fundamenta pela via da mediação pedagógica. Com
objetivo de ampliar as lentes do fenômeno, o trabalho produziu uma análise do Plano
Nacional de Educação com vistas a discutir a interface Educação Especial
alfabetização. Ancorada na pesquisa-ação, permitiu uma construção dialógica da
prática docente para que as crianças, principalmente aquelas com deficiência, se
apropriassem da leitura e da escrita. Vale destacar que foi analisado/valorizado o
processo. Os estudantes, com o mesmo diagnóstico, estavam em momentos
diferentes no que diz respeito às aprendizagens e ao desenvolvimento. Sendo assim,
optou-se por fundamentar o ensino em busca do desenvolvimento das funções
psicológicas denominadas de pré-história da escrita com um discente e com a outra
uma ação mais diretiva para o desenvolvimento das funções escrita e leitura. Nota-se
que os estudantes precisavam de investimentos pedagógicos mais sistematizados
para que o objetivo fosse alcançado. Observa-se, frente ao vivenciado na escola, que
o adulto se configurou como importante destaque nos processos dos alunos, todavia
evidencia-se, também, a participação do par, dos colegas de classe. Com vistas a
atingir tal objetivo, o estudo faz uma problematização sobre a necessidade de
fortalecer a articulação dos profissionais da Educação Especial com os regentes de
classe. Para este último ponto, foram levantadas as questões referentes à formação
continuada, bem como as condições de trabalho docente. O estudo atrela o avanço
de desenvolvimento de funções psíquicas mais elaboradas tais como a leitura e a
escrita a três movimentos. O primeiro volta-se para a necessidade do
desenvolvimento de outras funções psíquicas em uma perspectiva dialética tais
como a linguagem, a percepção e a atenção voluntária. Toma-se por base a função
do docente em todo o processo. Para este último ponto, é imprescindível a atuação
do Estado, com vias a garantir condições de trabalho e políticas públicas. Os três
pontos devem imbricar-se dialogicamente.