Affordances da COIL para promover Internacionalização em Casa e formação de professores de inglês: análise de uma experiência entre UFES e Universidade de Coventry
Nome: ELISA PRADO CÓ
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/12/2021
Orientador:
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Papel |
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KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI | Orientador |
Banca:
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Papel |
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ANA SEVILLA-PAVON | Examinador Externo |
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI | Orientador |
TÂNIA MARA ZANOTTI GUERRA FRIZZERA DELBONI | Examinador Interno |
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é analisar as affordances percebidas por alunos da disciplina
de Estágio Supervisionado I da UFES, professores de inglês em pré-serviço do curso de LetrasInglês, sobre o uso da abordagem de ensino colaborativo online internacional COIL - como
estratégia de Internacionalização em Casa IaH - e de formação de professores de inglês, em uma
intervenção COIL realizada nessa disciplina em parceria com alunos de uma disciplina equivalente
da Universidade de Coventry, na Inglaterra. Os dados foram produzidos a partir do planejamento,
implementação e análise da intervenção COIL feita na disciplina de Estágio Supervisionado I,
incluindo os seguintes instrumentos: observação participante da pesquisadora, os portfólios
desenvolvidos pelos alunos da UFES ao final da disciplina, a aplicação de um questionário para
captar as percepções dos alunos acerca da experiência COIL e uma sessão de reflexão coletiva
realizada por meio de uma roda de conversa com os alunos envolvidos. O arcabouço teórico inclui
o conceito de affordances (VAN LIER, 2004) ancorada na Teoria Crítica, das Epistemologias do
Sul e da teoria pós-colonial/decolonial (por exemplo SANTOS, 2007, 2009, ASHCROFT;
GRIFFITHS; TIFFIN, 1989, QUIJANO, 2005). Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de
caso (YIN, 2001) com análise de cunho qualitativo. Os resultados da análise sugerem que a
intervenção COIL possibilitou aos alunos uma reflexão crítica e decolonial bem como uma
experiência inédita de internacionalização, de forma totalmente virtual, possibilitando novas
perspectivas para o ensino-aprendizado de língua inglesa, como também para o uso de novas
tecnologias digitais, mostrando-se como uma possibilidade para promover internacionalização em
casa na formação de professores para o atual contexto mundial.