PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: CIRCUITOS DE
TRANSNACIONALIZAÇÃO ENTRE DOCUMENTOS-MONUMENTOS,
REGULARIDADES DISCURSIVAS E CONTRACONDUTAS EM QUESTÃO

Nome: ELIANE TELLES DE BRUIM VIEIRA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 25/03/2022
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
LUCYENNE MATOS DA COSTA VIEIRA-MACHADO Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
JOSE GONCALVES GONDRA Examinador Externo
SOLANGE MARIA DA ROCHA Examinador Externo
ALINE DE MENEZES BREGONCI Examinador Externo
PEDRO HENRIQUE WITCHS Examinador Externo
REGINA HELENA SILVA SIMÕES Examinador Interno

Páginas

Resumo: A história da educação de surdos é um campo amplo, com uma temática que requer ser
investigada. Entre os temas que merecem relevo estão os Congressos de Milão (1880) e de
Paris (1900 - seção dos ouvintes). O objetivo geral desta tese é compreender as implicações
geradas pelas práticas pedagógicas na instrução do surdo propostas no Congresso de Milão
(1880) e suas regularidades no Congresso de Paris (1900 – seção dos ouvintes) e na educação
capixaba de surdos em meados do século XX. Para alcançar tal objetivo, são investigadas as
propostas para a instrução do surdo nos documentos do Congresso de Milão (1880) e do
Congresso de Paris (1900 - seção dos ouvintes) e seus efeitos na educação capixaba de surdos
em meados do século XX e são realizadas análises sobre as práticas pedagógicas desse corpus
como uma forma de condução do governamento linguístico do surdo, bem como são
problematizadas essas práticas pedagógicas e seus efeitos na educação dos surdos. A fim de
conduzir esta investigação, apresento como pergunta central: tendo como corpus documental
a Ata Oficial e os relatórios do Congresso de Milão (1880) e do relatório do Congresso de Paris
(1900 - Seção dos Ouvintes) e as fotos e recortes de jornais que abordam a Escola Ângela de
Brienza, como compreender as práticas pedagógicas e seus efeitos na educação dos surdos
capixabas em meados do século XX? Sob a perspectiva de autores do campo dos Estudos
Foucaultianos, recorre-se aos conceitos de prática e governamento para analisar três conjuntos
documentais: (i) a Ata Oficial e 8 relatórios do Congresso de Milão (1880); (ii) o relatório da
Seção dos Ouvintes do Congresso de Paris (1900); e (iii) fotografias e recortes de jornais que
abordam a Escola Ângela de Brienza compreendidos entre 1958 e 1971. Com base na análise
desses documentos, é possível compreender que a regularidade das práticas discursivas e não
discursivas dos dois congressos continuaram circulando entre países da Europa e da América,
gerando efeitos na educação capixaba de surdos durante o século XX. Diante disso, defendo a
tese de que as regularidades discursivas em torno do Congresso de Milão geraram efeitos que
alcançaram a educação capixaba de surdos em meados do século XX, constituindo um circuito
transnacional de práticas pedagógicas relacionadas com o método oral puro. Entende-se que
essa regularidade constitui um circuito pedagógico transnacional em educação de surdos
marcado pelo método oral puro e permeado por contracondutas. As discussões desenvolvidas
nesta tese podem contribuir para os estudos no âmbito da história da Educação de Surdos e da
Educação Especial.

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