LEITURA LITERÁRIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Nome: SORAYA FERREIRA POMPERMAYER
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 22/06/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ERINEU FOERSTE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLEONARA MARIA SCHWARTZ Examinador Interno
ERINEU FOERSTE Orientador
LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO Coorientador
MARCIA SANTOS DUARTE DE OLIVEIRA Examinador Externo
MARGARETH MARTINS DE ARAÚJO Examinador Externo

Páginas

Resumo: Esta pesquisa de doutorado investiga a leitura literária e a educação do campo na
formação inicial de professores. O objeto de análise foi o Curso de Licenciatura em
Educação do Campo da Universidade Federal do Espírito Santo (LEdoC/UFES). A
produção, sistematização, tratamento e análise de dados foi norteada pela seguinte
problemática: como o trabalho com o texto literário contribui para a formação inicial do
professor leitor da educação do campo. Trata-se de um estudo realizado no Grupo de
Pesquisa (CNPq) “Culturas, Parcerias e Educação do Campo” e na Linha de Pesquisa
“Docência, Currículo e Processos Culturais” do Programa de Pós-Graduação em
Educação (PPGE) da UFES. Foi criado o Grupo de Trabalho Pesquisa em Rede
(GTPR), a partir do qual foram produzidas duas dissertações de mestrado e a presente
tese. A pesquisa se ancora nos pressupostos teóricos de Walter Benjamin (2012),
especificamente a narração, e de Mikhail Bakhtin (2003), o dialogismo. Ao mesmo
tempo problematiza questões da Educação do Campo, a formação de professores em
Arroyo (2010), Molina (2014), Caldart (2015), Foerste (2009), dentre outros.
Aprofundam-se diálogos sobre leitura e formação do leitor e educação em Freire
(1998), Bakhtin (2003), Kramer (2000), Geraldi (1996). Trata-se de um estudo
fundamentado em abordagens qualitativas (ANDRE; LUDKE, 2012) com foco em
dimensões da pesquisa participante (BRANDÃO, 2001) com implicações da pesquisaação (THIOLLENT, 1992; FRANCO, 2005), bem como na Análise Dialógica do
Discurso – ADD (SOBRAL; GIACOMELLI, 2016), (BRAIT, 2066) a partir de uma
construção coletiva em diálogo com os povos e comunidades tradicionais, do curso
em questão. Depreende-se das narrativas dos sujeitos da pesquisa que a Pedagogia
da Alternância propicia ao discente no Tempo Comunidade (TC) a oportunidade de
mais tempo para leitura, contribuindo assim para a formação do professor leitor; uma
nova reformulação se faz necessária do currículo e repensar a carga horária de
algumas disciplinas. As ementas necessitam ser revisitadas para fomentar a formação
de professores leitores. Conclui-se que é necessário formar o professor leitor em
diálogo com a cultura dos sujeitos campesinos, de forma a potencializar a produção
coletiva de uma práxis transformadora de leitura literária na formação inicial de
professores.

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