Uma pesquisa documental sobre o raciocínio proporcional em livros didáticos nacionais de Matemática do PNLD 2020

Nome: MICHELLE ADRIANE DE OLIVEIRA LAUDARES

Data de publicação: 26/06/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
VÂNIA MARIA PEREIRA DOS SANTOS-WAGNER Orientador

Resumo: A Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018) é um documento
orientador que define um conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos
devem desenvolver durante a Educação Básica, garantindo a mesma oportunidade
a todos os alunos brasileiros. Para os anos finais do Ensino Fundamental, a BNCC
(BRASIL, 2018) estabelece a importância dos alunos saberem lidar com os
conjuntos dos números racionais, assunto que permeia outros conhecimentos
matemáticos e outras disciplinas, como razão e proporção. Os conceitos de números
racionais estão entre as ideias matemáticas mais complexas e importantes que as
crianças encontram durante seus anos de estudo (BEHR; LESH; POST;
SILVER,1983). Para Kieren (1975), entender as ideias dos números racionais requer
uma experiência adequada com suas variadas interpretações. O livro didático é um
dos recursos que o professor tem a seu dispor para utilizar no processo de ensinoaprendizagem. Esta é uma tese em Educação Matemática que investigou o
raciocínio proporcional em livros didáticos. Tem por metodologia a pesquisa
qualitativa e documental baseada em Lüdke e André (2013). O processo
metodológico passou pela análise de conteúdo dos mesmos autores. Foi utilizado
um método de análise qualitativa documental elaborado por pesquisadores
australianos (SHIELD; DOLE, 2013) para analisar três coleções de livros didáticos
de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental. Essa metodologia
permitiu responder às perguntas norteadoras da pesquisa "Como o raciocínio
proporcional é abordado em livros didáticos de Matemática adotados pelas escolas
públicas e aprovados no PNLD 2020 (BRASIL, 2019) destinados aos anos finais do
ensino fundamental? Quais das cinco chaves e objetivos de aprendizagem dos
pesquisadores australianos Shield e Dole (2013) encontramos nestes livros
didáticos?" Os resultados apontam que as três coleções de livros didáticos
analisados atendem e estão em conformidade aos pressupostos da BNCC (BRASIL,
2018), todavia, são superficiais em suas abordagens e não promovem uma
compreensão do raciocínio proporcional. Ainda, as ideias dos pesquisadores
australianos sobre a representação do raciocínio proporcional não foram
encontradas nestes livros.

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