A DILUIÇÃO DO SENTIDO PÚBLICO DA/NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nome: ALANA DOURADO PORTES
Data de publicação: 19/12/2023
Banca:
Nome | Papel |
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CASSIA ALESSANDRA DOMICIANO | Examinador Externo |
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA | Examinador Interno |
VANIA CARVALHO DE ARAUJO | Examinador Interno |
Resumo: Este trabalho investiga a diluição do sentido público da/na educação por meio de um estudo exploratório realizado via pesquisa bibliográfica, com método sistemático integrativo, de teses e dissertações que discorrem sobre experiências de privatizações na educação infantil. Tem por objetivo analisar como os processos de privatização têm reverberado na educação infantil e se constituído como um arauto na formulação de suas políticas, diluindo o seu sentido público. A pesquisa identifica e analisa 19 teses e dissertações defendidas entre os anos de 2016 e 2022 que discorrem sobre a insurgência de programas privados no âmbito das instituições públicas de educação infantil. Apresenta os efeitos da permeabilidade das fronteiras entre os setores público e privado sobre a creche a pré-escola, por meio dos referenciais teóricos de Adrião (2022;2020), Peroni (2021), Freitas (2019) e Laval e Dardot (2016;2017), dentre outros. Com Arendt (2020; 2019), Carvalho (2017a; 2017b; 2008) e Almeida (2011) tece o esforço reflexivo em torno do significado do sentido público da educação e as consequências de seu esvaziamento face aos assédios das privatizações sobre a educação infantil. Ainda que os trabalhos analisados identifiquem diversas questões sobre os efeitos das privatizações na creche a na pré-escola, a carência de pesquisas que discorrem sobre os efeitos das privatizações na formação das crianças, constituiu um aspecto importante de problematização. Identificada esta lacuna, conclui que as privatizações educacionais, além de diluírem o sentido público da educação, constituem uma ameaça latente à formação de crianças e profissionais da educação infantil.