ALICE E SUAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM: ENSINANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA COM UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Nome: EDESON DOS ANJOS SILVA
Data de publicação: 21/03/2024
Banca:
Nome | Papel |
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MICHELL PEDRUZZI MENDES ARAÚJO | Examinador Externo |
CLAUDETE BEISE ULRICH | Examinador Externo |
ROSALI RAUTA SILLER | Examinador Interno |
EDSON PANTALEAO ALVES | Examinador Interno |
ROGERIO DRAGO | Presidente |
Resumo: Esse estudo intitulado o “Alice e suas experiências de aprendizagem: ensinando e
aprendendo matemática com uma estudante com deficiência intelectual”, apresenta
levantamentos de dados produzidos em uma pesquisa no curso de Doutorado em
Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo
- UFES. Teve como objetivo principal: compreender os processos de produção de
conhecimentos matemáticos na relação ensinar e aprender com uma estudante com
deficiência intelectual no ensino fundamental anos finais no contexto da sala de aula
comum. Especificamente, pretendeu-se: analisar a organização didático-pedagógica
relativa ao ensino da matemática no campo foco de estudo; compreender o papel da
mediação pedagógica no processo de aquisição dos conceitos matemáticos;
compreender como a estudante com deficiência intelectual internaliza os conceitos
científicos da matemática a partir das práticas pedagógicas inclusivas, no ambiente
escolar, fundamentado nas contribuições histórico-cultural. Na elaboração desse
estudo, o referencial metodológico adotado, a partir da natureza qualitativa, assumiu
o panorama do estudo de caso numa perspectiva histórico-cultural, dialogando
essencialmente com Vigotski, Bakhtin e seus colaboradores, assim como teóricos de
renome no campo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva que
entendem o ser humano como um ser que, independentemente de características
físicas, mentais ou sensoriais, produz conhecimento e cultura ao mesmo tempo em
que se apropria da cultura e do conhecimento dos outros sujeitos de seu grupo social.
Em síntese, pode-se enfatizar que tais objetivos específicos permitiram alcançar de
forma plena o objetivo geral desse estudo, uma vez que possibilitou analisar os
processos de produção de conhecimentos matemáticos na relação ensinar e aprender
com uma estudante com deficiência intelectual nos anos finais do ensino fundamental
no contexto da sala de aula comum. Para tanto, o estudo desvelou que a escola
deveria desempenhar sua função social, assim como os profissionais da educação
que medeiam os processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de Alice.
Para que Alice, sujeito com deficiência intelectual, fosse concebida como um sujeito
histórico e cultural, que se constituiu por intermédio do meio, do outro, com o outro, é
um sujeito que produz e reproduz história e cultura. Com esse propósito, as práticas
pedagógicas inclusivas devem ser desenvolvidas de forma que o ensino e a
aprendizagem matemática se tornem fonte de desenvolvimento intelectual e social
para o indivíduo com deficiência intelectual. Com isso, confirmamos a tese de que
Alice e outros estudantes com deficiência intelectual podem se apropriar dos
conhecimentos matemáticos, quando a estes sujeitos são ofertados materiais,
técnicas, instrumentos e procedimentos que possibilitem o alcance dos
conhecimentos, das abstrações e as transformações dos conhecimentos espontâneos
e científicos produzidos historicamente pela humanidade.