PESQUISA-AÇÃO, FORMAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR: DIÁLOGOS COM AUTORES-PESQUISADORES DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
Nome: ALLANA LADISLAU PREDERIGO
Data de publicação: 30/07/2024
Banca:
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Papel |
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ANDRESSA MAFEZONI CAETANO | Examinador Interno |
LAURIZETE FERRAGUT PASSOS | Examinador Externo |
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar, à luz da teoria habermasiana, a produção acadêmica realizada a partir da perspectiva teórico-metodológica de pesquisa-ação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no período de 2012 a 2022, que se voltam para a temática de formação de profissionais da
educação e inclusão escolar. Para isto, estabelece como objetivos específicos realizar mapeamento da produção acadêmica desenvolvida com a metodologia da pesquisa-ação que se volta para temática de formação de profissionais da educação e inclusão escolar na Ufes e na PUC-SP, no período de 2012 a 2022; apresentar os contextos institucionais do PPGE/Ufes e
PPGE: Currículo (PUC-SP), nos quais as produções acadêmicas em nível de doutorado estão inseridas; compreender os pressupostos teóricos, metodológicos e epistemológicos inerentes à pesquisa-ação, considerando os participantes de nosso estudo; entender, por meio dos círculos argumentativos, o processo de ação na realidade considerando os princípios da pesquisa-ação e os modos de agir na teoria da Ação Comunicativa; e identificar pela via dos argumentos dos
autores-pesquisadores, advindos dos textos das teses e dos espaços discursivos, os processos formativos desencadeados a partir do desenvolvimento de uma pesquisa-ação no doutorado. Toma como aporte teórico-epistemológico a teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, com os seus conceitos de racionalidades, modos de agir, mundo da vida e a teoria crítica do
conhecimento. O estudo é de natureza qualitativa e assume como perspectiva epistemometodológica o estudo comparado por meio da “pesquisa da pesquisa-ação”. Compreende três momentos de pesquisa: o mapeamento da produção acadêmica em pesquisa-ação, que se volta para temática de formação de profissionais da educação e inclusão escolar; a compreensão dos
elementos de contexto as quais as pesquisas de doutorado estão inseridas, a partir da análise documental; e os Espaços Discursivos com os autores-pesquisadores das teses participantes do estudo. A análise de dados dá-se pela via dos Círculos Argumentativos, empreendidos pela via dos argumentos dos autores nos textos escritos e nos Espaços Discursivos. Conclui-se que as produções analisadas em ambos os contextos partem de uma perspectiva teórico-metodológica e epistemológica que indicam o rompimento de uma lógica positivista de se fazer ciência, sendo, na ação no campo pesquisado, prevalecido ações pela via do agir comunicativo, que produzem a pesquisa-ação em um viés crítico. Compreende-se que a realização de uma
pesquisa-ação no doutorado desencadeia diferentes processos formativos para aqueles que participam do processo, assim, constata-se, a partir dos argumentos dos autores-pesquisadores, que a pesquisa-ação desenvolvida contribuí para além da resolução de um problema em específico e momentâneo, desencadeando mudanças no modo de agir e pensar dos profissionais.