ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE LÍNGUAS BANTU E EDUCAÇÃO BILÍNGUE EM MOÇAMBIQUE, 2017-2022

Nome: CESÁRIO LOPES MANUEL NUNES LINO

Data de publicação: 05/09/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE ANTONIO TIMBANE Examinador Externo
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI Examinador Interno

Resumo: Esta dissertação é, por si só, uma imersão no campo da pesquisa acadêmica produzida no Brasil
e em Moçambique sobre o ensino de línguas bantu e a educação bilíngue moçambicana. O
principal objetivo é realizar uma análise de teses, dissertações e artigos acadêmicos publicados
entre 2017 e 2022, utilizando a metodologia de Estado do Conhecimento. A partir dessa
abordagem metodológica, a investigação faz um mapeamento crítico das produções
acadêmicas, destacando suas abordagens, lacunas e resultados nos dois campos de estudo. Tal
pesquisa assume relevância significativa para as áreas da linguística bantu e da educação
bilíngue em Moçambique, pois oferece resultados que servirão como base de referência para
diversos estudiosos, incluindo professores/as de educação bilíngue, pesquisadores/as,
estudantes de línguas bantu e outros interessados/as, tanto no contexto moçambicano quanto no
brasileiro. Relativamente aos resultados, para a categoria de línguas bantu, há uma tendência
de mudança no quadro científico em Moçambique, com as línguas moçambicanas sendo cada
vez mais referenciadas em diversos estudos. Isso é um sinal positivo, indicando que essas
línguas estão sendo reconhecidas e valorizadas. No entanto, as pesquisas também revelaram
desafios políticos e sociais que precisam ser superados para que as línguas moçambicanas
possam desempenhar um papel mais relevante na sociedade. Relativamente à categoria de
educação bilíngue, os resultados indicaram um certo ceticismo quanto ao modelo vigente em
Moçambique. Por um lado, há quem veja o modelo como uma forma de inclusão cultural e
social e confie em seus benefícios. Por outro lado, há preocupações sobre a qualidade e os
resultados desse tipo de educação, principalmente devido à escassez de recursos humanos,
materiais e financeiros, que dificulta a implementação eficaz desse modelo de ensino. Todavia,
apesar dos desafios enfrentados, as pesquisas analisadas evidenciam que a educação bilíngue é
uma proposta promissora para promover o acesso à educação e o desenvolvimento das línguas
moçambicanas. A sua implementação tem o potencial de melhorar a qualidade da educação e
fortalecer a identidade cultural de Moçambique.

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