FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO MUNICÍPIO DE
CARIACICA EM TEMPO DE PANDEMIA DA COVID-19 (2020-2021)

Nome: MICHELLE SOARES BRAGA DE OLIVEIRA SILVA

Data de publicação: 13/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Examinador Interno
ELIESER TORETTA ZEN Examinador Externo

Resumo: Ainda estamos vivendo um período de grandes dificuldades escolares devido
à pandemia da Covid-19. O coronavírus ocasionou um período de isolamento social,
gerando desafios relacionados à inclusão do aluno com deficiência, e fazendo emergir
novas possibilidades de educação e ressignificações com o uso de tecnologias em
sala de aula. Sendo assim, esta pesquisa possui como objetivo geral compreender
como se delineou o desenvolvimento da formação continuada dos professores da
educação especial, de alunos com deficiência visual no município de Cariacica,
durante a pandemia da Covid-19 nos anos de 2020-2021. Os objetivos específicos
são: 1) conhecer quais estratégias foram propostas na garantia do desenvolvimento
desta formação continuada com ênfase na deficiência visual; 2) conhecer quais foram
os desafios enfrentados pelos profissionais durante o processo; 3) compreender a
formação continuada com base nas teorias histórico-crítica e histórico-cultural.
Tomamos como base as teorias da psicologia histórico-cultural de Lev Semionovitch
Vigotski e a pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani. Quanto à perspectiva
epistemológica metodológica, a pesquisa é qualitativa de caráter exploratório, e
utilizamos o breve histórico da Educação Especial, produções científicas sobre a
formação de professores e as entrevistas semiestruturadas. Constituíram-se como
sujeitos da pesquisa, os professores que atuam com alunos com deficiência visual na
rede municipal de educação de Cariacica, em salas de recurso ou colaboradores que
passaram pelos cursos de formação continuada no município nos anos de 2020-2021.
O processo de produção de dados dessa pesquisa deu-se em 2022-2023, por
intermédio dos meios tecnológicos, como: e-mail, reuniões via Google Meet e
WhatsApp. Os resultados apontaram que, no período pandêmico de 2020-2021,
houve uma ampliação do conhecimento na área tecnológica devido às circunstâncias
da pandemia, porém, não no conteúdo específico da deficiência visual referente à área
da educação especial. O que houve foi um conhecimento focado para a aproximação
básica referente à tecnologia como meio virtual de educação, como: Google Meet para
aulas e Google Classroom para organização dos conteúdos. Este é um ponto a ser
desenvolvido por meio de uma política que norteie e assegure o aprofundamento da
formação continuada dos professores da educação especial e, principalmente, da
educação especial na deficiência visual. Diante dos resultados, sugerimos que, com
base nas teorias propostas, sejam reconhecidas e valorizadas as práticas
pedagógicas já desenvolvidas bem como acompanhamento das transformações com
relação à tecnologia, é importante apresentar uma formação continuada ao professor
de educação especial que se antecipe às necessidades do educador.

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