NÃO PENSE EM CRISE, AVALIE!
Nome: NINA SOARES ROCHA
Data de publicação: 02/12/2024
Banca:
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Papel |
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ANDRE RODRIGUES GUIMARÃES | Examinador Externo |
CLAUDIA MARIA MENDES GONTIJO | Examinador Interno |
Resumo: A presente dissertação de mestrado consiste em uma pesquisa documental
ancorada no materialismo histórico dialético, pretende investigar as implicações
político-ideológicas da aplicação de avaliações externas em larga escala em
alfabetização durante a pandemia de Covid-19 no município de Viana-ES. Ao adotar
essa perspectiva, a pesquisa busca compreender como os fenômenos sociais, a
exemplo da aplicação de avaliações, são resultado de processos históricos e sociais
mais amplos, marcados por relações de poder e desigualdade. Inicialmente, este
trabalho apresenta as principais contribuições científicas já produzidas,
estabelecendo as bases teóricas e políticas da pesquisa. O estudo analisou as
orientações da OCDE para a educação na pandemia, as políticas de avaliação em
alfabetização do estado do Espírito Santo. Os resultados evidenciam que a urgência
em realizar essas avaliações, mesmo em um contexto de crise sanitária e social,
estava intrinsecamente ligada aos interesses da burguesia brasileira, que busca
alinhar a educação às demandas do mercado global. A pesquisa conclui que a
adoção das recomendações da OCDE pelo Brasil contribui para a reprodução das
desigualdades sociais e para a manutenção de um sistema educacional a serviço do
capital. Ao priorizar a avaliação em larga escala, o país aprofunda a lógica de
formação de mão de obra para o mercado, desconsiderando as especificidades do
contexto pandêmico e as necessidades dos estudantes mais vulneráveis.