TRABALHO DOCENTE: AS PROFESSORAS DO DIREITO DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM UMA PERSPECTIVA DE RAÇA E GÊNERO

Nome: LARA BRASIL DE MENEZES

Data de publicação: 11/06/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FERNANDA SPANIER AMADOR Examinador Externo
GILDA CARDOSO DE ARAUJO Examinador Interno
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS Presidente

Resumo: As questões que envolvem gênero e raça, apesar de não serem temas novos nas pesquisas no
Brasil, ganharam força ainda maior com as lutas atuais dos Movimentos Negros e Feministas.
No caso das Universidades Públicas o tema ganha dimensões importantes com a política de
cotas. Muitos cursos como Direito, Medicina, Engenharias, dentre outros, marcados
historicamente pela presença majoritária de homens e pautados em hierarquizações
desqualificadoras de mulheres, também têm sido convocados a adensar esse debate. No Brasil
sabemos que, não somente no segmento educacional, mas em diversas outras áreas de
atuação, predominam o machismo e racismo que estruturam nosso país. Esta dissertação lança
mão de conceitos formulados nesses campos para, então, fazer um debate e apresentar os
movimentos, as discussões e análises acerca das questões de gênero, raça e saúde de mulheres
que são professoras do curso de Direito. Para tanto, foi utilizado como campo empírico uma
Universidade Pública na cidade de Vitória/ES e como estratégia metodológica a Entrevista
Cartográfica com professoras desse campo. Assim, o objetivo foi pensar a partir de narrativas
de docentes visibilizando elementos para discutir os aspectos propostos neste estudo. Com as
análises, no que tange ao gênero, foi possível destacar que, ao encontro de outras pesquisas
desenvolvidas, é possível afirmar que há um número reduzido de mulheres professoras no
curso de Direito e com relação à raça, os estudos indicam a ausência de docentes negras neste
curso na universidade onde a pesquisa foi desenvolvida. A dissertação nos indica alguns
caminhos importantes para a formulação políticas públicas para as universidades nessa
direção.

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