FORMAÇÃO CONTINUADA STRICTO SENSU DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE VITÓRIA

Nome: DIEGO D' AVILA FERNANDES OLIVEIRA

Data de publicação: 08/07/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEX JORDANE DE OLIVEIRA Examinador Externo
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA Examinador Interno
SILVANA VENTURIN Presidente

Resumo: Esta dissertação objetiva analisar a formação continuada stricto sensu de professores da rede pública do Sistema Municipal de Ensino de Vitória na relação com a experiência, as condições de trabalho e a valorização profissional. Problematiza como tem circulado o debate acerca da formação stricto sensu para professores da educação básica na produção acadêmica e de que
maneira se apresentaram as condições em que os professores cursaram o mestrado ou o doutorado e as implicações para a valorização da carreira dos mestres e doutores. A pesquisa fundamenta-se na dimensão epistemológica do materialismo histórico, com ênfase na Teoria Crítica de Walter Benjamin, mobilizando conceitos como passagem, desvio, atualizar o passado, progresso, temporalidade vazia, experiência (Erfahrung) e rememoração (Eingedenken). Produz um estudo de revisão com 23 artigos científicos sobre a temática e se articula com a análise de um survey com 159 professores mestres e doutores da rede pública do Sistema Municipal de Ensino de Vitória, no diálogo com as normativas municipais. O estudo de revisão foi categorizado em textos que debatem a pós-graduação stricto sensu como lugar da formação continuada de professores e a pós-graduação stricto sensu como aspectos funcionais na formação continuada de professores. Da análise do survey emergiram três categorias: a experiência dos professores no âmbito da identidade, dos percursos na pós-graduação e do pertencimento na rede pública do Sistema Municipal de Ensino de Vitória; as condições oferecidas aos professores para cursar mestrado ou doutorado e a valorização dos professores mestres e doutores. Os resultados revelam um cenário de desvalorização, marcado por um elevado índice de negativas de licença para a formação continuada stricto sensu, pela ausência de apoio institucional à publicização das pesquisas e por políticas salariais que prejudicam os professores mestres e doutores mais experientes. Conclui-se que, em oposição à narrativa oficial de progresso, as políticas relativas à formação continuada pela pós-graduação stricto sensu ou sua ausência, fragmentam as experiências docentes e produzem detritos de saberes não socializados, configurando uma demanda de interrupção de suas dinâmicas de desvalorização.

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