Devires em Cor: movimentos de vida pintados em cenas cotidianas das escolas

Nome: MARCO ANTONIO OLIVA GOMES
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 11/12/2012
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
JANETE MAGALHÃES CARVALHO Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
REGINA HELENA SILVA SIMÕES Examinador Interno
JANETE MAGALHÃES CARVALHO Orientador
HIRAN PINEL Examinador Interno
CARLOS EDUARDO FERRAÇO Examinador Interno
ANTONIO CARLOS RODRIGUES DE AMORIM Examinador Externo

Páginas

Resumo: A pesquisa em questão problematizou processos educacionais vividos com os cotidianos de escolas públicas de ensino fundamental e médio da rede estadual do Espírito Santo localizadas no município de Vitória, assumindo o ensino de arte como potência para a invenção de outros sentidos de conhecimento e, em particular, de currículo escolar em suas relações com questões de sexualidade e gênero e raça e cultura e inclusão e... Assumiu a noção de conhecimento como redes de afectos, perceptos e conceptos tecidas nos diferentes espaçostempos das instituições pesquisadas, envolvendo relações de poder-saber e desejando, sempre que possível, ampliar as possibilidades de se viver a diferença na/da/com as vidas dos sujeitos que praticavam os cotidianos das referidas instituições. Considerou o currículo escolar em sua realização no plano da imanência, a partir dos usos feitos dos textos prescritos oficiais ao mesmo tempo em que problematizou a visão que o reduzia ao texto prescritivo, com seus programas e projetos instituídos. Valeu-se da cartografia como atitude de pesquisa para acompanhamento de processos que se singularizaram nas práticas pedagógicas, visando criar diferentes possibilidades de se relacionar com os acontecimentos, a partir do incentivo à uma postura ética pautada em uma estética da diferença. Buscou desconstruir uma dada forma padrão de escrita, rasurando alguns sentidos tradicionais do texto acadêmico e, ao mesmo tempo, valeu-se da possibilidade de fazer a linguagem da escola gaguejar. Ousou experimentar uma escrita aos fragmentos, poética e sensível na composição de diferentes platôs sem, com isso, perder o rigor acadêmico exigido para a realização de uma tese de doutorado. Buscou provocar a invenção de novos modos de se experimentar a pesquisa acadêmica, envolvendo-a em matizes de cores-sabores de nuanças ilimitadas, que oportunizaram trocas de sentidos-sentidos, potencializando uma estética da existência para uma vida bonita que pudesse provocar movimentos nas escolas de desconstrução de imagens-clichê e, assim, inventar outros mundos possíveis, mais plurais e belos...

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