NA BOCA DA NOITE, UM GOSTO DE SOL: LEITURA E FORMAÇÃO, LITERATURA E ENSINO, em narrativas de professores de Língua Portuguesa.

Nome: GERALDO BASSANI
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 18/07/2014
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
REGINA HELENA SILVA SIMÕES Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
ANTONIO HENRIQUE PINTO Examinador Externo
ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA Examinador Externo
WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO Examinador Externo
VALDETE CÔCO Examinador Interno
JANETE MAGALHÃES CARVALHO Examinador Interno

Páginas

Resumo: Busca compreender, por meio da perspectiva da História da Educação no Espírito Santo, a constituição da Literatura como disciplina escolar, bem como as estratégias de seu ensino, especialmente o uso do texto literário em sala de aula, ou em trabalhos extraclasse. Analisa a narrativa de professoras de Língua Portuguesa e Literatura brasileira, entres as décadas de 1960 e de 1980, época da instituição da Lei 5.692, de 1971, que concebia a educação como instrumento a serviço da racionalidade tecnocrática e desenvolvimentista. Lança mão, além das narrativas das professoras, de documentos, da letra da lei, de diretrizes oficiais, e de publicações acadêmicas e didáticas da época; orientando-se, para a análise, nas proposições de Ginzburg (2002,2003,2007), especialmente as noções de multiplicidade de fontes e de relações de força. Entende a produção dos dados e das narrativas a partir do contexto analisado o período de exceção iniciado em 1964. Compõe-se, assim, uma narrativa da História (CERTEAU, 2010), dialogando com as relações entre passado e presente (BLOCH, 2001) e com o valor da narrativa e da experiência elaborado por Benjamin (2012a, 2012b). Considera que a formação acadêmica e de leitura das professoras, bem como sua inserção na cultura e na sociedade, compuseram não só modos de ensinar, como também as escolhas que empreenderam entre autores e obras literárias. Estado de exceção, desenvolvimentismo, movimentos culturais, civismo, moral, assim como tendências educacionais e sociais da época relampejam (BENJAMIN, 2012c) em suas reminiscências, reconfiguradas no presente; revelando as forças que se relacionavam. Apesar da aparente ausência de intervenção direta nas práticas das narradoras, a abordagem da Literatura se processou em redes de forças tecidas por valores próprios acadêmicos, familiares, sociais e ideológicos circulantes no período investigado , compondo critérios que, sob essa tensão, enquanto selecionam, também excluem autores e obras do espaço escolar. Conflui para considerar as contribuições, para o homem e para a História (CALVINO, 1993), que a Literatura, como forma de reconfiguração da verdade (CALVINO, 2012), pode trazer; redimensionando para ela uma missão (SEVCENKO, 2003).

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