Questões didáticas e curriculares à luz da pedagogia histórico-crítica

Resumo: Trata-se de pesquisa, a princípio, teórico-conceitual, que visa avançar nas formulações do campo histórico-crítico da prática pedagógica e do currículo. A partir das pesquisas acumuladas por nós desde 2012, bem como contando com a contribuição da produção acadêmica de outros grupos de pesquisa, nos colocamos diante da tarefa de colaborar com o desenvolvimento da didática e do currículo, ainda pouco explorados, apesar das importantes contribuições oferecidas até o momento (ALMEIDA, 2020; CANDIDO, 2017; CARVALHO, 2019; CASTRO, 2017; CHEROGLU, 2014; DANGIÓ, MARTINS, 2018; DAVIDOV, 1988; DUARTE, 2016; ESCOBAR, 1997; FIGUEIREDO, 2020; GALVÃO, MARTINS, LAVOURA, 2019; GAMA, 2015; LAVOURA, 2018; LAVOURA, MARSIGLIA, 2015; LAVOURA, MARTINS, 2017; LEONTIEV, 1978, 1984; MACHADO, 2019; MAGALHÃES, 2011; 2016; MAGALHÃES, MARTINS, 2020; MARSIGLIA, 2011a, 2011b, 2012, 2013; MARSIGLIA, MAGALHÃES, 2014, 2017; MARSIGLIA, MARTINS, 2016; MARSIGLIA, SACCOMANI, 2019; MARSIGLIA, SAVIANI, 2017; MARTINS, 2013, 2016; MARTINS, ABRANTES, FACCI, 2016; MARTINS, MARSIGLIA, 2015; MORAES, 2020, PASQUALINI, TSUHAKO, 2016; PASQUIALINI, 2010; SAVIANI, 2007, 2008, 2010, 2015, 2016, 2017, 2019; SILVA, 2017; VIGOTSKII, LURIA, LEONTIEV, 2006; VYGOTSKI, 2001; ZAMBON, 2019).
Envolve-se na pesquisa alunos de graduação e pós-graduação, além de profissionais da educação básica, membros do grupo de pesquisa.

Data de início: 08/02/2021
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado ADALGIZA GONÇALVES GOBBI DA SILVA
Aluno Doutorado PAULIANE PIMENTEL RHODES GONÇALVES
Aluno Mestrado MÍRIAM DA GAMA HENRIQUE
Colaborador JULIANO MACHADO DE ALMEIDA
Coordenador ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA

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