MEMÓRIAS, NARRATIVAS E HISTÓRIAS DAS/NAS ESCOLAS CAPIXABAS: DIÁLOGOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo: Este estudo objetiva compreender modos de ensinar, aprender e produzir História em contextos educativos capixabas, buscando conhecer e promover experiências docentes que sejam capazes de fortalecer os vínculos entre a escola e universidade e de contribuir para a formação inicial e continuada de professores que atuam com a disciplina História. Além disso, esse estudo se abre para a historiografia do ensino de História no Espírito Santo, visando localizar, catalogar e analisar fontes relativas à formação e prática de professores de História em diferentes tempos/espaços capixabas.De modo específico, objetiva: a) investigar o ensino de história, a formação de professores, a história e memória da escola e dos sujeitos escolares, a história dos projetos pedagógicos e do currículo em contextos educativos capixabas; b) analisar historicamente o ensino de História em contexto capixaba, buscando estabelecer e analisar os processos por meio de marcos temporais, legislativos e/ou delimitado pelas fontes; c) analisar o modo como os conhecimentos históricos e culturais locais são abordados por docentes de História em espaços educativos capixabas; d) compreender, pelas narrativas de experiências docentes e pela observação dessas experiências, a potencialidade da História aprendida/ensinada/produzida; e) analisar narrativas de experiências de professores de História que têm trabalhado com elementos da história e da cultura locais em suas práticas docentes nas escolas públicas capixabas; f) mapear, selecionar, organizar e analisar estudos/pesquisas que abordam o ensino de História no Espírito Santo, com foco na formação docente, currículo, livro didático e práticas pedagógicas e; g) promover pesquisas e intervenções em instituições educativas na busca pela compreensão dos modos como se configura o ensino de história nos diferentes segmentos da educação básica. interessa a este estudo, especialmente, os processos de ensinar, aprender e produzir História em diferentes contextos escolares capixabas. De modo específico, tematiza: ensino de história, formação de professores, história e memória da escola, história dos projetos pedagógicos e do currículo. Para tanto, assume os pressupostos de Marc Bloch (2001), Carlo Ginzburg (2002, 2007) para as operações historiográficas, além de basear-se nos pressupostos dos historiadores do ensino de história para construção do aparato teórico, especialmente Bittencourt (2009, 2018), Schmidt (1999, 2012), Thaís Fonseca (2006), Selva Fonseca (2003), Rüsen (2011) e Peter Lee (2003, 2016).
Data de início: 11/05/2021
Prazo (meses): 72
Participantes:
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Nome |
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Coordenador | MIRIÃ LÚCIA LUIZ |