ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: PERCURSOS FORMATIVOS EM REALIDADES BRASILEIRA E MEXICANA
Resumo: Trata-se de uma pesquisa que ganha uma centralidade na investigação de (re)conhecer as políticas e os processos de inclusão praticadas de diferentes formas e sob diferentes enfoques no trabalho educativo-formativo desenvolvido junto aos estudantes com deficiência, matriculados em cursos de graduação em uma universidade mexicana Universidade Veracruzana (UV), e em uma universidade brasileira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Compreendemos, a partir de uma perspectiva sociológico figuracional, que os processos formativos-educativos dos estudantes constituem processos interdependentes aos processos formativos-educativos dos docentes.
Esta proposta de investigação se justifica pela possibilidade de interlocução e de cooperação técnico-científica entre grupos de pesquisa e de estudos vinculados à Universidade Veracruzana/MX e à Universidade Federal do Espírito/BRA. Pois, dois grupos de pesquisadores, um brasileiro e um mexicano, utilizarão instrumentos e procedimentos de investigação comuns na coleta, produção e na sistematização de dados, objetivando analisar os processos de acesso, de permanência e de aprendizagem dos estudantes com deficiência matriculados em cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Espírito Santo, campus Goiabeiras e da Universidade Veracruzana, campus Xalapa-Mx.
Busca, assim, contribuir no avanço do estado da arte no campo da Educação Especial, sistematizando reflexões sobre os processos pedagógicos e institucionais que podem garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem de estudantes com deficiência no ensino superior, em países periféricos à economia mundial. Assim, pela via do estudo comparado internacional, poderemos compreender os rebatimentos e as diferentes configurações desencadeadas a partir das políticas de inclusão desse público de estudantes no ensino superior, em diferentes contextos universitários.
Assumindo a necessidade de compreender a natureza subjetiva da realidade e o sentido que lhe é atribuído pelos diferentes sujeitos, nossas reflexões encontram subsídios nos pressupostos da sociologia Figuracional, elaborada por Norbert Elias, e em uma perspectiva investigativa comparada internacional que trabalha no sentido de superar os modelos hegemônicos de comparação, eminentemente quantitativos, largamente utilizados pelos organismos internacionais, que estudam diferentes realidades circunscrevendo-as num perfil cultural único e ideal e arregimentando elementos que legitimem uma política imperialista e colonizadora.
No processo de coleta, produção e sistematização dos dados, utilizaremos questionários, entrevistas, a dinâmica dos grupos focais e o estudo documental, para a compreensão dos percursos educativos-formativos de discentes com deficiência e dos docentes que atuam com esses discentes. Constituirão sujeitos dessa pesquisa: estudantes, professores e gestores vinculados às duas universidades focalizadas neste estudo.
Data de início: 01/06/2023
Prazo (meses): 36
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Mestrado | CARLA BRISEIDA CHOQUE VILLARROEL SILVA |
Aluno Doutorado | CLAUDIANA RAYMUNDO DOS ANJOS |
Coordenador | EDSON PANTALEÃO ALVES |
Pesquisador | EULUZE RODRIGUES DA COSTA JÚNIOR |
Pesquisador | FLÁVIO LOPES DOS SANTOS |