A criança com deficiência: um estudo sobre infância, cultura e subjetividade.

Resumo: O presente projeto pretende investigar processos constitutivos da infância da criança com deficiência na vida e na escola para a construção dos seus conhecimentos e subjetividades. Para tanto, tomaremos como pressuposto básico o caráter social do desenvolvimento humano, pois é na organização social e cultural que o sujeito encontra as possibilidades que alicerçam os seus processos de humanização e subjetivação. A base norteadora da argumentação dessas questões se apoiará em autores da abordagem histórico-cultural. Além desse aporte teórico, trarei para discussão os estudos sobre a infância que estão sendo constituídos pelos teóricos que fazem parte do campo de investigação denominado sociologia da infância e sobre os estudos que investigam a cultura escolar. A metodologia envolverá a pesquisa bibliográfica; história de vida e estudos de casos. Esperamos obter dados que nos auxiliem na produção de conhecimento sobre a história da infância da criança com deficiência a partir do estudo dos processos constitutivos de sua infância na vida e na escola que revelam seus conhecimentos e subjetividades.

Data de início: 01/02/2009
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem crescente Nome
Coordenador SONIA LOPES VICTOR
Aluno Mestrado DAVIDSON NUNES RAYMUNDO
Aluno Mestrado RENATA SUZI ESCUDEIRO HASTENREITER RODRIGUES
Aluno Doutorado FABIANA ALVARENGA RANGEL
Aluno Doutorado LUCYENNE MATOS DA COSTA VIEIRA-MACHADO
Transparência Pública
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