GESTÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ESPÍRITO SANTO E SEUS MECANISMOS DE CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO: o desafio do Plano de Ações Articuladas (PAR)

Resumo: O objetivo da pesquisa é investigar o Plano de Ações Articuladas – PAR –como instrumento de apoio técnico e financeiro para promover a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – dos entes federativos. Mas, sobretudo, a análise busca investigar a capacidade de realização de um planejamento articulado entre os entes federativos, na perspectiva da organização de um sistema nacional de educação. Até o momento, foram alcançados os objetivos específicos de mapear a elaboração do PAR em 4 municípios do Espírito Santo (Vitória, Vila Velha, Água Doce do Norte e Irupi) selecionados por sorteio; compreender o papel ocupado pelo planejamento na gestão dos sistemas municipais; identificar os progressos e as dificuldades do PAR em cada município; analisar o apoio técnico e financeiro da União aos municípios. Além disso, houve um avanço na revisão bibliográfica sobre a temática planejamento/federalismo/centralização e descentralização de políticas públicas no Brasil, fazendo-se necessário sua continuidade tendo em vista a larga produção científica existente na história da educação brasileira.

Data de início: 10/02/2012
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado DANIEL HENRIQUE FERREIRA
Aluno Mestrado ROBERTA FREIRE BASTOS
Coordenador ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA
Transparência Pública
Acesso à informação

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