Ensino de literatura e leitura literária na escola e na universidade: cultura, história e memória no Espírito Santo (1985 - 2010)
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, interpretativa, bibliográfico-documental, cuja orientação teórico-metodológica é histórico-cultural. Dá seguimento a pesquisas anteriores: As disciplinas voltadas à formação do professor de Língua Portuguesa no Espírito Santo: abordagens de leitura, da literatura e dos materiais didáticos nas licenciaturas em Letras e Pedagogia (2454/2011 - PRPPG Ufes), no período 2011-2012, e Leitura, literatura e materiais didáticos no Espírito Santo: uma história a partir de múltiplos objetos culturais escritos (3358/2012 - PRPPG Ufes), no período 2012-2013. O objeto da pesquisa atual é o ensino de literatura e leitura literária na escola básica e na universidade, no período de 1985 (como marco simbólico da redemocratização política brasileira) a 2010, no estado do Espírito Santo e, em particular, na cidade de Vitória. Como fonte, tomam-se simultaneamente objetos culturais escritos (documentos oficiais, impressos pedagógicos, cadernos escolares etc.) e entrevistas semiestruturadas realizadas pelo grupo de pesquisa e gravadas em vídeo com professores em atividade docente no período estudado. Seu objetivo é traçar linhas de força e de fuga a partir de múltiplos objetos culturais escritos que circula(ra)m na escola e na universidade, bem como e a partir das memórias de professores registradas em vídeos que engendra(ra)m uma história da educação literária no Espírito Santo, subsidiando, com o acervo produzido, futuras pesquisas que lancem questões às zonas de opacidade imbricadas nas relações entre Cultura, Educação, História e Literatura.
Data de início: 01/08/2013
Prazo (meses): 12
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Coordenador | MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO |