PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO: POR UMA PROPOSTA DISCURSIVA

Nome: RENATA STRZEPA POTKUL
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 17/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO Examinador Interno
DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA Orientador
DILZA CÔCO Examinador Externo
DULCINEA CAMPOS SILVA Examinador Interno

Resumo: O trabalho integra os estudos da linha de pesquisa Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Trata de um estudo de caso, desenvolvido em uma escola da rede municipal de Vila Velha/ES com uma turma de 3º ano do ensino fundamental, tendo por objetivo compreender como as crianças produzem textos na alfabetização. Fundamenta-se na abordagem bakhtiniana de linguagem, a partir da concepção de linguagem enunciativo-discursiva, e nos estudos de João Wanderley Geraldi, especialmente no que diz respeito às condições de produção de textos. Em Vigotski, procura-se elaborar um diálogo sobre mediação pedagógica na produção de textos. Essas perspectivas teóricas orientaram os procedimentos de pesquisa e as análises realizadas sobre o material empírico produzido com as crianças, consideradas neste estudo como sujeitos ativos e responsivos. Os dados foram produzidos com o uso de técnicas como observação participante, entrevistas, gravações em áudio e vídeo. Considerando esses dados, as análises foram organizadas em duas categorias — Produção de textos e as condições de produção e Produção de textos e análise linguística —, levando-se em conta aspectos (considerados relevantes) das situações de produção de textos. Foi possível constatar a urgência da adoção do texto como unidade de ensino para a criação de um espaço dialógico na sala de aula, que é habitado por sujeitos sóciohistóricos e em que, por meio da interação e da interlocução, sejam proporcionadas situações de produção a partir das condições de produção. Assim os sujeitos podem compartilhar diferentes saberes como parte do processo de produção de sentidos e, em meio ao processo de produção de textos, o trabalho educativo pode ocorrer, integrando as dimensões discursivas (realização do projeto discursivo) e linguísticas (trabalho com os conhecimentos da língua).

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