DISCURSOS MEDICALIZANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROBLEMATIZAÇÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Nome: DÉBORA NASCIMENTO DE OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 16/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JAIR RONCHI FILHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Examinador Interno
ELIZABETE BASSANI Examinador Interno
JAIR RONCHI FILHO Orientador
MARIA RIZIANE COSTA PRATES Examinador Externo

Resumo: O presente trabalho traz como questão central os discursos medicalizantes nos cotidianos da educação infantil e como a educação especial é capturada por tais discursos medicalizantes. Por medicalização entendemos o processo de transformar artificialmente questões sociais, históricas e políticas em questões de ordem médica. A pesquisa baseia-se na perspectiva pósestruturalista ao tratar como conceito essencial a noção de discurso para Michel Foucault, trazendo em seu bojo as problematizações sobre normalização, subjetivação e relações saberpoder, junto com outros interlocutores Foucaultianos que tiveram relevância para a análise de nossos dados. Para discussão da noção de medicalização trouxemos autores que defendem distintas teorizações, como Illich, um dos pioneiros nos estudos sobre a temática, com base no materialismo histórico dialético; e Moysés e Collares como referências em âmbito nacional, apenas citando alguns em uma gama diversa que compõem este trabalho. Este trabalho constitui-se em um estudo de caso que utiliza como ferramenta os princípios da cartografia como tipo de pesquisa. É um estudo de caso na medida em que se concentra em um único local e é uma cartografia na medida em que se utiliza de suas pistas, considerando que estamos trabalhando em um plano de processualidade onde também somos produtores de dados e não apenas coletores. O plano de pesquisa é um Centro Municipal de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Vitória, no qual a pesquisadora atua também como funcionária. Apresentamos concepção de nosso produto, como pré-requisito de conclusão de curso do mestrado profissional, que constitui-se de uma literatura infantil que poderá ser utilizada tanto para a formação docente, quanto para apreciação da criança em sala de aula, representando também uma prática desmedicalizante.

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