PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM DIÁLOGO COM AS
PRÁTICAS SOCIAIS DOS SUJEITOS DO CAMPO: POR UMA INTERDISCURSIVIDADE NAS PRODUÇÕES DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS
Nome: GHANE KELLY GIANIZELLI PIMENTA
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 13/09/2019
Orientador:
Nome | Papel |
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DULCINEA CAMPOS SILVA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO | Examinador Interno |
DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA | Examinador Interno |
DULCINEA CAMPOS SILVA | Orientador |
VANILDO STIEG | Examinador Externo |
Resumo: Apresenta uma pesquisa desenvolvida em torno da práxis pedagógica de leitura e produção de texto em uma sala multisseriada, tendo como base de reflexão e compreensão o contexto de vida dos estudantes do campo. Propõe como objetivo geral compreender a práxis pedagógica de leitura e produção de texto, em uma sala multisseriada de uma escola do campo, com a participação dos estudantes do 1o ao 5o ano, por meio do vínculo necessário da escola com processos vivos e contraditórios da vida social. Trata de uma pesquisa participante, baseada nos pressupostos de linguagem bakhtiniana e na alfabetização como práxis social humana. Utiliza-se de um inventário na produção de dados para conhecimento das condições e das potencialidades que existem na realidade da comunidade dos estudantes. Emprega o método dialético na análise de dados, que tem como princípio a discursividade, a historicidade e a contradição social. As análises resultaram em temas da realidade dos estudantes por meio dos quais se desenvolve a prática discursiva de produção de texto. Os resultados evidenciaram que a produção de texto articulada com temas da vida possibilita atos de leitura e produção de textos voltados para possibilidades de ações que reverberam na melhoria da vida das pessoas em comunidade. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, produziu-se um caderno pedagógico propositivo de ação/intervenção na
sala de aula multisseriada. Espera-se, como resultado, a contribuição para a
produção de conhecimentos em práticas pedagógicas, com base no
estabelecimento da relação intrínseca entre educação e os contextos de vida dos estudantes.