Alfabetização, Currículo e Práticas Sociais: a Práxis Discursiva Entre a Formação Docente e As Ações na Sala de Aula

Nome: VALDIRENE MAGESKI CORDEIRO MAGRI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 30/09/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DULCINEA CAMPOS SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO Examinador Externo
DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA Examinador Interno
DULCINEA CAMPOS SILVA Orientador
FERNANDA ZANETTI BECALLI Examinador Externo

Resumo: Esta dissertação surgiu da necessidade e interesse de compreender, na perspectiva da práxis discursiva de formação de professores e das ações formativas na sala de aula, a articulação entre currículo e práticas sociais dos sujeitos envolvidos no processo de alfabetização em uma escola pública, localizada no Município de Santa Maria de Jetibá-ES. Trata-se de uma pesquisa qualitativa participante, fundamentada nas concepções de linguagem bakhtiniana e na alfabetização como práxis social, direito de todos os cidadãos. Desenvolvida a partir de dois movimentos dialéticos e dialógicos de ação, no âmbito da formação docente (teoria) e no âmbito formativo da sala de aula (prática), envolveu 07 (sete) professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental, 81 (oitenta e uma) crianças e suas famílias. O questionário respondido pelos professores e o Inventário da Realidade desenvolvido com as crianças e suas famílias foram os instrumentos escolhidos para a apreensão da realidade e escolha dos temas a serem contemplados na elaboração da proposta didático-metodológica de práxis discursiva, que deu origem ao Produto Educacional. Os resultados deste estudo evidenciam a possibilidade de construção de currículos que atendam às necessidades de todos os sujeitos (do campo, da cidade e de outras realidades), desde que seja oferecido aos professores espaço e tempo para trazerem à tona suas concepções de temas do universo da alfabetização, buscando na coletividade a superação dos desafios e novos caminhos para a organização de sua práxis educativa. Os resultados apontam, também, a possibilidade de organização dessa práxis a partir dos temas da realidade dos sujeitos, tomando-os como princípio mobilizador do conhecimento, por meio dos quais a leitura, a produção de texto e outros conhecimentos da alfabetização, numa dimensão discursiva, ganhem sentido e propiciem a formação de cidadãos plenos.

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