A Práxis Discursiva de Produção de Texto: Conexões Entre Educação e Enunciados Concretos dos Sujeitos do Campo

Nome: LENICE GARCIA DE FREITAS
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 21/12/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DULCINEA CAMPOS SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DULCINEA CAMPOS SILVA Orientador
LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO Examinador Externo
PRISCILA MONTEIRO CHAVES Examinador Externo
REGINA GODINHO DE ALCÂNTARA Examinador Interno

Resumo: Este estudo analisa a realidade social de estudantes de uma escola do campo como ponto de partida e de chegada para a prática pedagógica de produção de textos, estabelecendo conexões entre educação e enunciações concretas dos alunos. Na perspectiva do teórico russo Mikhail Bakhtin e o Círculo, sustenta que a persistência histórica no ensino de Língua Portuguesa em moldes formalistas, que priorizam o ensino da palavra e da oração isolada, se constitui em um problema para o ensino contemporâneo, pois desconsidera o comportamento vivo da língua e nutre o ciclo de desinteresse dos estudantes pelos estudos da linguagem, em especial, pela produção de texto. Em contraponto, esta pesquisa se baseia no enunciado como forma de compreensão do ato discursivo, conforme orienta a teoria bakhtiniana da enunciação. Sob essa ótica, as práticas sociais dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem precisam motivar a escrita dos alunos, de forma que eles atuem como sujeitos enunciadores e transformadores da realidade. A pesquisa qualitativa do tipo participante, fundamentada no materialismo histórico dialético, mais especificamente, na perspectiva da práxis, possibilitou o trabalho com a discursividade, a historicidade e a contradição social. A intervenção foi realizada em uma escola do campo do município de Domingos Martins – ES e contou com a participação de 32 estudantes. A construção de um inventário da realidade originou enfoques que instigaram a escrita dos jovens, sinalizando que a prática de produção de textos, articulada aos temas da realidade, em uma perspectiva discursiva e dialógica, incentiva o protagonismo desses escritores, uma vez que eles dispõem de informações importantes, como: o que dizer, para quem dizer e como fazê-lo. Por fim, este estudo originou um caderno pedagógico propositivo de ações e intervenções na leitura e produção de textos do Ensino Fundamental II, na disciplina de Língua Portuguesa. Essa experiência comprovou a importância do ensino da Língua articulado ao movimento histórico- social dos estudantes, quer sejam eles sujeitos do campo ou da cidade.

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