O Diagnóstico, o Laudo Clínico e a Escolarização dos Alunos Público da Educação Especial

Nome: FRANCILENE DOS SANTOS WILL
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 17/03/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Orientador
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO Examinador Interno
PATRÍCIA BRAUN Examinador Externo

Resumo: Esta pesquisa visa discutir a utilização diagnóstico e do laudo clínico pela escola e os desafios na escolarização considerando o Atendimento Educacional Especializado de estudantes público da Educação Especial, em uma escola de ensino fundamental dos anos iniciais no Município de São Gabriel da Palha/ES. Trata-se de pesquisa qualitativa, tendo por base o estudo de caso do tipo etnográfico e instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, o grupo focal e a observação participante. A literatura da área aponta que o diagnóstico/laudo clínico vem sendo utilizado no âmbito escolar, perspectivada em imaginário coletivo, tornando-se barreira à escolarização e, consequentemente, à aprendizagem e desenvolvimento do aluno público da educação especial. Tem como referencial teórico Mikhail Bakhtin, considerando aspectos sobre a análise do discurso, e de Lev Semenovitch Vygotsky, com contribuições da perspectiva histórico-cultural. Os dados produzidos e analisados destacam a influência do diagnóstico e do laudo clínico nas práticas pedagógicas e na escolarização dos estudantes público da educação especial, bem como a necessidade de ações, parcerias e ambientes participantes possibilitando também a colaboração e a interação entre família e escola. Concluímos que abrir espaço para reflexão sobre a temática no município é importante para diálogos que não reproduzam discursos e práticas excludentes. O produto educacional foi desenvolvido a partir das narrativas dos profissionais da Educação, nas quais entendemos a necessidade de esclarecimentos acerca da utilização do diagnóstico e do laudo clínico no acesso à escolarização e ao atendimento educacional especializado do estudante público da educação especial, sendo contribuição para a rede de ensino municipal.

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