PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TECNOLOGIA E O TRABALHO COLABORATIVO: INCLUSÃO NO COTIDIANO ESCOLAR

Nome: LETICIA BATISTA SILVA BERGER
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 04/06/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DULCINEA CAMPOS SILVA Examinador Interno
HIRAN PINEL Examinador Externo
INES DE OLIVEIRA RAMOS Orientador
VERÔNICA REGINA MULLER Examinador Externo

Resumo: O presente estudo tem como objetivo compor práticas pedagógicas, por
meio do trabalho colaborativo entre professores do ensino regular e educação especial, visando à real inclusão dos alunos público-alvo da educação especial nos anos finais do ensino fundamental em uma escola de Vila Velha/ES. Traremos, como referenciais teóricos, os estudos de Phillipe Meirieu (1998, 2002, 2005, 2006) e Paulo Freire (1987, 1996, 1999) que irão nos ajudar na compreensão da importância das práticas no cotidiano escolar, formação de professores e inventividades nas ações educativas. Para pensar nas práticas colaborativas possíveis entre o professor regente e o professor de educação especial na escola de ensino fundamental de séries finais, pensamos o estudo de caso como caminho metodológico, pois este busca representar uma pesquisa a partir de experiências vividas compreendendo um método que contém uma infinidade de informações, planejamento, coleta de dados e análise destes. O estudo de caso nos permitiu uma escuta sensível do tema
pesquisado, possibilitando-nos uma compreensão extensiva com mais objetividade, uma compreensão que seria impossível por meio de metodologias quantitativas. Essa pesquisa apresenta como produto final, a elaboração de um site de atividades em multiníveis na área de Língua Portuguesa, que possibilitará um processo de aprendizagem inclusivo, trazendo reflexão sobre a importância da colaboração e das práticas pedagógicas diferenciadas a partir da vivência dos alunos. Como resultado final se espera com os professores, a partir do uso da tecnologia para que sirvam de referência a quem pretende produzir práticas educativas por intermédio de um trabalho colaborativo que tenha como foco o aluno público-alvo da educação especial. Espera-se, ainda, que essa pesquisa possa servir de referência a outras pesquisas com temática semelhante, podendo também ser aprofundada em outros contextos.

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