O ensino da Língua Portuguesa em foco: o diálogo e a construção de possibilidades ao encontro de uma abordagem enunciativo-discursiva.

Nome: DANIELA FIGUEIRÊDO ALVES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 22/09/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
REGINA GODINHO DE ALCÂNTARA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DULCINEA CAMPOS SILVA Examinador Interno
LUCIANO NOVAES VIDON Examinador Externo
PRISCILA MONTEIRO CHAVES Examinador Externo
REGINA GODINHO DE ALCÂNTARA Orientador

Resumo: Esta pesquisa surgiu da necessidade de compreender criticamente os pressupostos teórico-metodológicos que balizam as práticas de ensino-aprendizagem de professores de Língua Portuguesa do ensino médio regular de escolas estaduais localizadas no município de Serra/ES, em especial, aquelas voltadas ao eixo reflexão sobre a língua/análise linguística, com vistas a investigar os desafios e possibilidades de uma abordagem da gramática sob uma ótica enunciativo-discursiva. A pesquisa é de natureza qualitativa e configura-se como um estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos para produção de dados: questionário e análise documental. Respaldamo-nos, do ponto de vista teórico e metodológico, nos pressupostos bakhtinianos de linguagem, e nas contribuições de linguistas brasileiros que consideram o processo de ensino-aprendizagem da língua como prática de interação social e de construção de sentidos, dentre os quais, Geraldi (2012, 2013), Travaglia (2005) e Antunes (2009, 2014). Os principais resultados esperados estão relacionados à compreensão do atual contexto de formação, tanto linguístico como pedagógico, dos professores sujeitos da nossa investigação, tendo em vista a possibilidade de um trabalho com os conteúdos gramaticais de forma enunciativo-discursiva ao encontro da formação de leitores críticos e produtores de textos, capazes de se posicionarem nas diferentes realidades que os cercam. Nosso produto educacional, que se originou desta pesquisa, concentrou-se em um curso de extensão, com certificação da Pró - Reitoria de Extensão (ProEx/Ufes), sobre a possibilidade da articulação do eixo análise linguística e reflexão sobre a língua aos demais eixos: leitura, oralidade e produção de textos, sob uma perspectiva enunciativo-discursiva.

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