Composições e Atravessamentos Com uma Formação Continuada Sobre a Medicalização da Educação e da Vida

Nome: MÁRCIA IZABEL COUTINHO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 30/09/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JAIR RONCHI FILHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIZABETE BASSANI Examinador Externo
JAIR RONCHI FILHO Orientador
MARIA RIZIANE COSTA PRATES Examinador Externo
VITOR GOMES Examinador Interno

Resumo: A pesquisa analisa os aspectos que compuseram e atravessaram a realização de um curso de extensão universitária com a temática “Medicalização da educação e da vida” por profissionais e estudantes das áreas da Educação, Psicologia e Saúde. Trata-se de estudo qualitativo. Vale-se da análise documental dos registros apresentados pelos participantes de um curso de extensão para a realização da pesquisa de campo. Para o estudo dos dados, organiza categorias específicas e utiliza a dinâmica de Análise de Conteúdo. Compõe, a partir dos referenciais teóricos, uma revisão conceitual e discussões sobre o fenômeno da medicalização no contexto da educação e da sociedade. Compreende a complexidade de tal fenômeno e destaca, dentre seus dispositivos, a transformação de questões de diversas ordens, em patologias dos indivíduos. Defende a construção de práticas contrárias à lógica medicalizante para a garantia da autonomia e diversidade dos sujeitos. Como contribuição inventiva da pesquisa – o produto educacional – propõe um livro digital com o título “Uma conversa inicial sobre o fenômeno da medicalização, suas composições e atravessamentos” que visa a contribuir para o debate e promover a construção de práticas desmedicalizantes. As discussões e inferências estabelecidas a partir dos documentos analisados evidenciam, dentre outros, o seguinte: a necessidade de potencializar debates, principalmente com profissionais da educação, psicologia e da saúde, acerca dos constituintes históricos, sociais, políticos e econômicos do fenômeno da medicalização, visando a desconstrução de práticas que perpetuam processos de domínio e exclusão na sociedade e o desejo e comprometimento dos sujeitos que realizaram o curso de extensão universitária com a composição de melhores possibilidades de vida, para todas as pessoas.

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