A Relação Entre a Filosofia Bakhtiniana da Linguagem e As Manifestações Reais e Objetivas da Realidade Concreta dos Sujeitos na Produção de Textos

Nome: ISRAEL SCARDUA DE AQUINO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 30/09/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DULCINEA CAMPOS SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRO BRAGA VIEIRA Examinador Interno
ALLAN ROCHA DAMASCENO Examinador Externo
DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA Examinador Interno
DULCINEA CAMPOS SILVA Orientador

Resumo: Trata de uma pesquisa que tem por tema “A relação entre a filosofia bakhtiniana da linguagem e as manifestações reais e objetivas da realidade de estudantes na produção de textos (orais e escritos)”, problematizando modos de articulação na sala de aula do atual momento histórico de pandemia covid-19 e as respectivas contradições sociais, com a prática de produção de texto com base na filosofia marxista da linguagem, proposta por Bakhtin e seu Círculo, cujos fenômenos da realidade estudados incluem a vertente sociodeológica, dialógica e dialética em relação aos enunciados concretos. Objetiva desenvolver o ensino de produção de textos em diálogo com as produções de vida humana, bem como a compreensão das contradições sociais que envolvem a vida das pessoas em uma sociedade de classe, assumindo o ensino da língua numa perspectiva discursiva, mediante os enunciados produzidos no contexto social em que ela é usada pelos estudantes. Utiliza o instrumento denominado questionário semiaberto e, para as análises, orienta-se pelos pressupostos da dialética materialista histórica e da produção de sentido socioideológico dos enunciados, com enfoque discursivo. Busca a compreensão de como as contradições sociais que estão subentendidas na opacidade da compreensão da pandemia são mostradas nos discursos dos estudantes e das pessoas que respondem ao questionário. Os resultados evidenciam que o desenvolvimento de uma prática de produção de texto que tem como horizonte a formação de sujeitos históricos sociais implica mediações didáticas interdisciplinares apropriadas que ajudem os estudantes a compreender os aspectos objetivos e subjetivos dos enunciados sobre os fenômenos da realidade de que são parte, ou seja, que aprendam a desvelar, nos seus enunciados, as essências que as aparências da realidade de uma sociedade desigual tendem a esconder ou mascarar. Mediante esse desvelamento, as proposições sociais transformadoras manifestam-se nas vozes sociais que compõem o texto. Os conhecimentos produzidos no caminhar desta pesquisa deram origem a uma proposta teórico- metodológica de produção de texto.

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