Projeto em Multiníveis:uma Proposta De prática Pedagógica Diferenciada em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Castelo/ES

Nome: ELIANA LOUZADA DELESPOSTE
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 13/09/2022

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DULCINEA CAMPOS SILVA Examinador Interno
GILSILENE PASSON PICORETI FRANSCISCHETTO Examinador Externo
HIRAN PINEL Examinador Externo
INES DE OLIVEIRA RAMOS Orientador
JACYARA SILVA DE PAIVA Examinador Externo

Resumo: Essa dissertação tem por objetivo construir de forma coletiva práticas pedagógicas diferenciadas que proporcionem uma educação de qualidade e que atendam à diversidade dos alunos no contexto da sala de aula regular, visando a contribuir com a inclusão escolar desses alunos em uma turma de anos iniciais do ensino fundamental do município de Castelo/ES. Apresenta como objetivos específicos: realizar leitura do Projeto Político-Pedagógico da escola; compreender as concepções de inclusão dos profissionais da escola pesquisada, estabelecendo relações dialógicas com os atores; analisar as possibilidades de construção de práticas pedagógicas diferenciadas, levantando, pela via da literatura acadêmica e da vivência na prática, o Projeto em Multiníveis; diagnosticar os processos de aprendizagem por meio da avaliação e observação no contexto da sala de aula regular dos alunos inseridos na turma; constituir como produto educacional da dissertação um Projeto em Multiníveis que favoreça o processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos, a partir da demandas apresentadas em uma turma da sala de aula comum. O estudo ocorreu em uma escola da Rede Municipal de Ensino, localizada na área urbana do município de Castelo/ES. Foi desenvolvido com uma turma de 5º ano do ensino fundamental, anos inicias, com a participação da professora regente, professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), professora de reforço escolar, cuidadora e equipe gestora (diretor e pedagoga). De natureza qualitativa, assumiu a pesquisa-ação colaborativo-crítica por se caracterizar como uma metodologia coletiva, permitindo discussões, reflexão da prática e a produção de conhecimento de forma cooperativa. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou procedimentos como a análise documental, a observação participante registrada em diário de campo e a aplicação de um questionário. Para fundamentar as questões que emergiram do processo de investigação, buscou interlocuções possíveis nos estudos de Meirieu (2002, 2005), além das teorizações de pesquisadores da área da Educação Especial. Os dados foram produzidos no período de abril a dezembro de 2021, organizados e analisados a partir da análise dos conteúdos e das experiências vivenciadas. O processo vivido, as discussões e reflexões mostraram que todos os alunos podem ter acesso ao conhecimento e sucesso na aprendizagem se as práticas pedagógicas forem pensadas considerando o percurso de aprendizagem, tendo como base o currículo comum, sem ignorar as especificidades e necessidades dos alunos. Dessa forma, proporciona aulas prazerosas, com os envolvidos no mesmo contexto, praticando atividades de seus interesses e possibilitando a aprendizagem de todos os alunos, inclusive alunos público-alvo da Educação Especial. Apresenta, como produto educacional desta pesquisa, o Projeto em Multiníveis para subsidiar e orientar a construção de outras práticas pedagógicas diferenciadas que atenda à diversidade da sala de aula e favoreça a educação na perspectiva inclusiva.

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