Os Temas dos Complexos no Processo de Construção do Currículo em Alternância de uma Escola Pública do Campo

Nome: HIGOR PATROCINIO MARQUES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 02/12/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DULCINEA CAMPOS SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRO BRAGA VIEIRA Examinador Interno
DULCINEA CAMPOS SILVA Orientador
EDNA CASTRO DE OLIVEIRA Examinador Externo
KÁTIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA Examinador Externo
ROSEMEIRE DOS SANTOS BRITO Examinador Interno

Resumo: Essa pesquisa aborda o movimento pedagógico apoiado na práxis coletiva de gestão dos processos escolares e da formação docente realizado por uma escola pública, do campo e em alternância, do município de Brejetuba-ES, que se dispôs a repensar suas práticas pedagógicas tendo como ponto de partida a realidade dos estudantes que vivem no campo e os conhecimentos produzidos nessa base social. Teve como objetivo geral analisar esse processo de organização do currículo a partir dos temas dos complexos e identificar as implicações dessa proposta para a práxis docente em alternância. A referência metodológica assumida nesse estudo é o materialismo histórico-dialético (MHD), tendo por princípio a compreensão e explicação dos objetos e fenômenos investigados tais como eles existem em sua existência prática, para tanto apoia-se em Frigotto (2010), Lukacs (1979, 2013), Netto (2009) e Tonet (2013). O procedimento de análise e interpretação dos dados apoiou-se proposta dos Núcleos de Significação discutidos a partir de Vygotsky e na compreensão da linguagem de Bakhtin, enquanto signo sócio ideológico. Constituem-se como dados dessa pesquisa as informações buscadas no plano social dos estudantes pelo instrumento denominado Inventário da Realidade e os registros do diário de campo do pesquisador acerca da organização do trabalho pedagógico no contexto da formação pela práxis. A base teórica desta pesquisa foi construída em torno das categorias que deram sustentação à proposição metodológica tais como a práxis docente, o momento histórico da pandemia, a contradição entre currículo oficial e o complexo de estudo, a formação continuada aliada à autonomia do trabalho docente Caldart (2004, 2011, 2012, 2015a, 2015c), Molina (2012), Curado Silva (2017, 2019), Freitas (2009, 2010),
Freire (1987), Sapelli (2013, 2017, 2021). Todas essas categorias são tratadas vinculadas aos princípios da Educação do Campo e suas implicações na transformação da forma escolar. Os resultados deste estudo evidenciam que na busca por (re)construir o vínculo da escola com os processos vivos de seu entorno, a equipe escolar constituiu uma percepção mais dialética de realidade, desde as contradições da forma escolar atual, a compreensão de interdisciplinaridade dentro da totalidade desse real, pautada na intencionalidade objetiva do projeto educativo emancipador da Educação do Campo. E, principalmente, o subsídio ao desenvolvimento de uma autonomia criativa do educador frente à sistematização do processo vivido pelo coletivo. Ademais, esse movimento formativo buscou elementos e agregou outros a experiência da escola com a Pedagogia da Alternância. O que reafirma que esse movimento, assim como não se iniciou especificamente como a pesquisa, também não se encerrará com ela, pois continua sendo alimentado pela escola no contexto da práxis.

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