A Formação Continuada de Professores Alfabetizadores na Perspectiva da Práxis Discursiva
Nome: KATHIUSCIA ROSANE ARAUJO ARNONE
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 28/11/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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DULCINEA CAMPOS SILVA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO | Examinador Externo |
DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA | Examinador Interno |
DULCINEA CAMPOS SILVA | Orientador |
KÁTIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA | Examinador Externo |
PRISCILA MONTEIRO CHAVES | Examinador Externo |
Resumo: Esse estudo desenvolve uma temática em torno da formação de professores alfabetizadores na perspectiva da epistemologia da práxis. Busca compreender como se constitui um processo de formação de professores alfabetizadores na perspectiva da práxis discursiva emancipadora tomando a realidade concreta desses professores e dos estudantes como referência do processo ensino-aprendizagem. Utiliza os aportes teóricos metodológicos baseados na teoria enunciativa da linguagem de Mikhail Bakhtin e nos pressupostos das categorias de análise do método materialista histórico-dialético. Utiliza instrumentos como questionários, roda de conversa dialógica. A presente formação se identifica com o projeto popular emancipador em contraposição ao projeto neoliberal hegemônico proposto pela política atual de formação de professores. Os resultados mostraram que é possível o desenvolvimento de uma proposta de formação continuada na escola que devolva ao professor o seu lugar de criador do processo pedagógico, exercendo o controle sobre todo o modo de produção de todo o seu trabalho docente.