A Formação Continuada de Professores Alfabetizadores na Perspectiva da Práxis Discursiva

Nome: KATHIUSCIA ROSANE ARAUJO ARNONE
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 28/11/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DULCINEA CAMPOS SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO Examinador Externo
DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA Examinador Interno
DULCINEA CAMPOS SILVA Orientador
KÁTIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA Examinador Externo
PRISCILA MONTEIRO CHAVES Examinador Externo

Resumo: Esse estudo desenvolve uma temática em torno da formação de professores alfabetizadores na perspectiva da epistemologia da práxis. Busca compreender como se constitui um processo de formação de professores alfabetizadores na perspectiva da práxis discursiva emancipadora tomando a realidade concreta desses professores e dos estudantes como referência do processo ensino-aprendizagem. Utiliza os aportes teóricos metodológicos baseados na teoria enunciativa da linguagem de Mikhail Bakhtin e nos pressupostos das categorias de análise do método materialista histórico-dialético. Utiliza instrumentos como questionários, roda de conversa dialógica. A presente formação se identifica com o projeto popular emancipador em contraposição ao projeto neoliberal hegemônico proposto pela política atual de formação de professores. Os resultados mostraram que é possível o desenvolvimento de uma proposta de formação continuada na escola que devolva ao professor o seu lugar de criador do processo pedagógico, exercendo o controle sobre todo o modo de produção de todo o seu trabalho docente.

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