O Trabalho Com o Teatro em uma Escola Do
campo: Abordagens ao Encontro da Dialogicidade e da Criticidade
Nome: LUAN EUDAIR BRIDI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 21/12/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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REGINA GODINHO DE ALCÂNTARA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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DULCINEA CAMPOS SILVA | Examinador Interno |
FABIANO DE OLIVEIRA MORAES | Examinador Externo |
FERNANDA MONTEIRO BARRETO CAMARGO | Examinador Externo |
LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO | Examinador Externo |
REGINA GODINHO DE ALCÂNTARA | Orientador |
Resumo: Este estudo objetiva analisar as possibilidades e os desafios da utilização pedagógica do teatro em uma escola do campo, com vistas a possibilitar o diálogo dos estudantes com o seu(s) contexto(s) de vida para o desenvolvimento de um olhar questionador de sua realidade local. Como justificativa aponta-se o fato de que o ensino de Arte acaba, muitas vezes, tornando-se engessado pelos conteúdos prescritos, principalmente em relação aos testes padronizados, e a arte teatral, embora obrigatória por constar no currículo oficial, acaba, em geral, sendo explorada de forma superficial e com temas que não dialogam com a vivência dos estudantes. Como referencial teórico, a pesquisa fundamenta-se nos escritos de Bakhtin (1997, 2014a, 2014b, 2018) no que tange à linguagem; de Arroyo, Caldart e Molina (2011) no que se refere à Educação do Campo; de Freire (2002), no que se refere à educação e às práticas pedagógicas; e de Boal (1982, 2012) e Reverbel (1979, 1993, 1997) no que tange ao Teatro de forma específica. Enfatiza, também, os estudos de Morin (2003) e Fazenda (2006), no que se refere à possibilidade de uma abordagem inter e transdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, dividida em duas fases, a primeira, com base em Gil (2002), configurando-se como a Consulta Documental e a segunda, com base em Brandão e Streck (2006), sendo a Pesquisa Participante. Com vistas à produção de dados, foram utilizadas filmagens, fotografias e entrevistas semiestruturadas, bem como análise dos planejamentos pedagógicos. Compreendendo que o pesquisador não é neutro, sendo também parte constituinte de seu estudo, esta pesquisa adota Bakhtin (2010) também como referencial metodológico, para a análise dos dados produzidos. No percurso da pesquisa, foram desenvolvidos com os estudantes exercícios teatrais, pesquisa de campo, produções textuais e peças teatrais favorecendo o diálogo com sua realidade. Os vídeos produzidos resultaram em um documentário por meio do qual foi apresentado todo o processo discursivo e construtivo desenvolvido junto aos estudantes, transformando-se no produto educacional deste trabalho. Como resultado, a pesquisa aponta a importância do trabalho pedagógico com a Arte Teatro na escola, por sua potencialidade ao possibilitar olhares provocativos e reflexivos em uma dimensão mais ampla. Assim, a abordagem teatral permite a problematização de aspectos sociais, políticos e ideológicos que perpassam a realidade escolar, avançando para além de seu entorno imediato.