O Trabalho Com o Teatro em uma Escola Do
campo: Abordagens ao Encontro da Dialogicidade e da Criticidade

Nome: LUAN EUDAIR BRIDI
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 21/12/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
REGINA GODINHO DE ALCÂNTARA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DULCINEA CAMPOS SILVA Examinador Interno
FABIANO DE OLIVEIRA MORAES Examinador Externo
FERNANDA MONTEIRO BARRETO CAMARGO Examinador Externo
LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO Examinador Externo
REGINA GODINHO DE ALCÂNTARA Orientador

Resumo: Este estudo objetiva analisar as possibilidades e os desafios da utilização pedagógica do teatro em uma escola do campo, com vistas a possibilitar o diálogo dos estudantes com o seu(s) contexto(s) de vida para o desenvolvimento de um olhar questionador de sua realidade local. Como justificativa aponta-se o fato de que o ensino de Arte acaba, muitas vezes, tornando-se engessado pelos conteúdos prescritos, principalmente em relação aos testes padronizados, e a arte teatral, embora obrigatória por constar no currículo oficial, acaba, em geral, sendo explorada de forma superficial e com temas que não dialogam com a vivência dos estudantes. Como referencial teórico, a pesquisa fundamenta-se nos escritos de Bakhtin (1997, 2014a, 2014b, 2018) no que tange à linguagem; de Arroyo, Caldart e Molina (2011) no que se refere à Educação do Campo; de Freire (2002), no que se refere à educação e às práticas pedagógicas; e de Boal (1982, 2012) e Reverbel (1979, 1993, 1997) no que tange ao Teatro de forma específica. Enfatiza, também, os estudos de Morin (2003) e Fazenda (2006), no que se refere à possibilidade de uma abordagem inter e transdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, dividida em duas fases, a primeira, com base em Gil (2002), configurando-se como a Consulta Documental e a segunda, com base em Brandão e Streck (2006), sendo a Pesquisa Participante. Com vistas à produção de dados, foram utilizadas filmagens, fotografias e entrevistas semiestruturadas, bem como análise dos planejamentos pedagógicos. Compreendendo que o pesquisador não é neutro, sendo também parte constituinte de seu estudo, esta pesquisa adota Bakhtin (2010) também como referencial metodológico, para a análise dos dados produzidos. No percurso da pesquisa, foram desenvolvidos com os estudantes exercícios teatrais, pesquisa de campo, produções textuais e peças teatrais favorecendo o diálogo com sua realidade. Os vídeos produzidos resultaram em um documentário por meio do qual foi apresentado todo o processo discursivo e construtivo desenvolvido junto aos estudantes, transformando-se no produto educacional deste trabalho. Como resultado, a pesquisa aponta a importância do trabalho pedagógico com a Arte Teatro na escola, por sua potencialidade ao possibilitar olhares provocativos e reflexivos em uma dimensão mais ampla. Assim, a abordagem teatral permite a problematização de aspectos sociais, políticos e ideológicos que perpassam a realidade escolar, avançando para além de seu entorno imediato.

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