OS DESENHOS INFANTIS COMO ARTE CRIADORA DE CURRÍCULOS: CARTOGRAFIAS ENTRE SIGNOS ARTÍSTICOS, INFÂNCIAS E DOCÊNCIAS

Nome: CLAUDINEIA ROSSINI GOUVEIA

Data de publicação: 10/07/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LARISSA FERREIRA RODRIGUES GOMES Orientador

Resumo: A intencionalidade desta dissertação se dedica a evidenciar os desenhos infantis como arte criadora de currículos. Dedica-se, como campo problemático de pesquisa, a compreender como as experiências de produção do desenho infantil provocam a potência criadora de crianças e de professoras na Educação Infantil. Apresenta como microintencionalidades: a) mapear, em teses e dissertações, como o desenho infantil tem sido debatido nas produções acadêmicas pelo viés da Filosofia da Diferença na última década; b) cartografar como os signos artísticos atravessam as experiências de produção do desenho infantil em um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES, com crianças entre 5 anos e 5 anos e 11 meses; c) problematizar, por meio das redes de conversações com crianças e professoras, quais sentidos são atribuídos aos desenhos para uma experiência criadora na infância. Teoricamente, mobiliza os estudos de Silva (2001), Lopes e Macedo (2011), quanto à teoria pós-crítica; Deleuze (2003, 2007, 2013), com a problematização dos signos artísticos e agenciamentos; Bergson (2010), quanto ao conceito de evolução criadora; Kohan (2007), com o conceito de devir-criança; Corazza (2009, 2013), com o conceito de artistagem docente; e Alves (2019), no diálogo sobre o currículo como redes de conhecimentos e de significações. Metodologicamente, é convidada pela cartografia cunhada por Deleuze e Guattari (2011) e Passos, Kastrup e Escóssia (2020) como modo de pesquisa-intervenção. Como dispositivos de produção de dados, mobiliza redes de conversações (CARVALHO, 2009) com professoras e crianças, a observaçãointervenção dos desenhos infantis, os registros imagéticos (fotográficos). Como produto educacional, desenvolve com crianças e professoras um catálogo de desenhos, intitulado: “Os desenhos infantis como arte criadora de currículos''. Como considerações, a pesquisa destaca: a aposta nas multiplicidades existentes no território da Educação Infantil, potencializadas pela roda de conversas entre professoras e crianças; a valorização do desenho infantil e seus processos de criação/produção como movimentos essenciais para promover uma aprendizagem inventiva; a potência criadora dos desenhos infantis como signos artísticos na tessitura de redes de conhecimentos e na construção de um currículo sensível às necessidades e vivências das infâncias que fazem parte desse território.

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