OS CÍRCULOS DE DIÁLOGOS NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS ANTIRRACISTAS

Nome: VIVIANE BASILIO DE SOUZA LAURIANO

Data de publicação: 05/07/2023

Banca:

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CLEYDE RODRIGUES AMORIM Orientador

Resumo: Neste trabalho analisamos a metodologia dos Círculos de Diálogos apresentada e vivenciada junto aos/às profissionais da educação, como estratégia de perspectiva decolonial dialógica e de encantamento, com vistas à constituição de práticas antirracistas no espaço escolar. O intuito é contribuir para a implementação da Lei nº 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Nossa hipótese foi de que essa metodologia pudesse provocar o encantamento dos/as professores/as e, assim, produzir visibilidade a conhecimentos não hegemônicos oriundos das comunidades afro-brasileiras, os quais foram historicamente invisibilizados pela colonialidade do saber. A problemática elencada versou sobre a dificuldade em se trabalhar a educação das relações étnico-raciais. Para dialogar com a temática, elegemos alguns teóricos, como Kay Pranis (2010), por trazer a metodologia dos Círculos de Construção de Paz, Adilbênia Machado (2014) e Azoilda Trindade (2010, 2013), que discutem os valores civilizatórios afro-brasileiros e Luiz Fernandes de Oliveira (2010, s/d), que apresenta a perspectiva decolonial como possibilidade de interpretação visando a promoção de justiça social. Neste trabalho, utilizamos como método a pesquisa-ação e realizamos três encontros presenciais com os/as profissionais de uma escola pública, em Vitória/ES, onde a metodologia foi apresentada. A efetivação do trabalho contribuiu para a formação dos/as participantes na perspectiva antirracista, bem como uma entrega ao diálogo e disponibilidade à escuta, e também mostrou algumas resistências em reproduzir fragmentos dessa experiência junto aos/as estudantes. O produto educacional derivado da pesquisa foi Njila: Círculos antirracistas na educação básica, uma proposta antirracista a partir da metodologia, onde atividades didáticas foram sugeridas pelos/as participantes da pesquisa.

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