ECOFORMAÇÃO DE PROFESSORAS NO TERRITÓRIO DO BRINCAR: SABERES TECIDOS COM AS INFÂNCIAS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE DOMINGOS MARTINS/ES

Nome: SIMARA SANTOS SILVA

Data de publicação: 04/07/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
SOLER GONZALEZ Orientador

Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral realizar e problematizar práticas pedagógicas ecoformativas nos cotidianos de uma escola de Educação Infantil do município de Domingos Martins/ES, tecendo redes educativas com os/as participantes que habitam esta instituição de ensino. São objetivos específicos: a) realizar com docentes práticas pedagógicas que dialoguem com a perspectiva ecologista de educação nos espaçostempos de formação, compondo imagens e narrativas nos cotidianos escolares da educação infantil; b) possibilitar a criação colaborativa e dialógica de práticas pedagógicas brincantes e ecologistas nos espaçostempos da educação infantil; c) criar um produto educacional que constituirá um álbum de fotografias composto por fotos, narrativas, memórias e afetos das crianças, das docentes, da pesquisadora e demais participantes. Neste estudo, dialogamos com aproximações metodológicas da pesquisa cartográfica, das pesquisas narrativas e dos estudos com os cotidianos escolares. Para acompanhar os processos, realizamos a pesquisa documental acerca da educação e da educação ambiental no contexto do município de Domingos Martins/ES, constituindo com as participantes da pesquisa redes de conversações, fotografias e oficinas pedagógicas ecologistas com as docentes e discentes. Nossos pressupostos teóricos dialogam com a perspectiva freireana de educação em que não é possível limitar o ensino à transferência de conteúdos, nem separarmos a leitura da palavra e a leitura do mundo da compreensão política da realidade, da pesquisa e do curiosear que se encontra imbricado com o ser infância. Criamos um álbum que foi o produto educacional da pesquisa, buscando tecer diálogos que se tornam lugar de resgate das memórias, lugar de histórias sem fim, sempre aberto a outras fotografias, narrativas, memórias e afetos do Centro de Educação Infantil. Com este estudo foi possível que as participantes da pesquisa vivenciassem práticas pedagógicas brincantes, dialógicas, solidárias e ecologistas, que caminham em direção ao respeito à condição biofílica dos seres humanos e ao direito das crianças enquanto seres entrelaçados com o ambiente natural.

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