FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NA PERSPECTIVA DA PRÁXIS DISCURSIVA

Nome: KATHIÚSCIA ROSANE ARAÚJO ARNONE

Data de publicação: 28/11/2022

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DULCINEA CAMPOS SILVA Orientador

Resumo: Esse estudo desenvolve uma temática em torno da formação de professores alfabetizadores na perspectiva da epistemologia da práxis. Busca compreender como se constitui um processo de formação de professores alfabetizadores na perspectiva da práxis discursiva emancipadora tomando a realidade concreta desses professores e dos estudantes como referência do processo ensino-aprendizagem. Utiliza os aportes teóricos metodológicos baseados na teoria enunciativa da linguagem de Mikhail Bakhtin e nos pressupostos das categorias de análise do método materialista histórico-dialético. Utiliza instrumentos como questionários, roda de conversa dialógica. A presente formação se identifica com o projeto popular emancipador em contraposição ao projeto neoliberal hegemônico proposto pela política atual de formação de professores. Os resultados mostraram que é possível o desenvolvimento de uma proposta de formação continuada na escola que devolva ao professor o seu lugar de criador do processo pedagógico, exercendo o controle sobre todo o modo de produção de todo o seu trabalho docente.

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