A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL À LUZ DOS ESTUDOS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DA UFES

Nome: GESICA GUEDES DE SANTANA

Data de publicação: 27/10/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Orientador

Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as produções acadêmicas sobre formação continuada, especificamente na área da Educação Especial com ênfase na inclusão escolar, no período de 2017-2022, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional da UFES. Discute concepções de formação continuada, Educação Especial e inclusão presentes nas pesquisas analisadas, destacando as contribuições desses estudos para os campos da Educação Especial e inclusão escolar. Além disso, identifica os desafios e possibilidades do processo de formação continuada dos professores. A base teórica da pesquisa se fundamenta nas obras de António Nóvoa (1991, 1992, 2009, 2022), com referenciais complementares de Gatti (2008, 2010, 2011, 2014), André (2017, 2022) e outros autores que se dedicam à formação de professores no campo da Educação Especial sob uma perspectiva inclusiva. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa se enquadra como uma abordagem qualitativa, utilizando cunho bibliográfico, com base em estudos previamente publicados nos Programas Profissionais em Educação de universidades federais nas diferentes regiões do Brasil, bem como em livros e artigos científicos relacionados com a temática em questão. Como produto educacional, apresenta um catálogo que compila outros produtos educacionais desenvolvidos nas pesquisas analisadas. Os resultados revelam que as investigações conduzidas nos Programas Profissionais em Educação estão contribuindo para avanços na educação básica, especialmente no que diz respeito à Educação Especial e à inclusão escolar. Embora a formação não seja uma solução definitiva para todos os desafios, ela se mostra como um componente essencial para promover mudanças estruturais. A pesquisa ressalta a necessidade de investimentos na formação continuada de professores e outros profissionais da educação, visando a ampliar as concepções e o conhecimento a partir de perspectivas teórico- metodológicas que fortaleçam a integração entre teoria e prática, promovendo a reflexão sobre o trabalho docente e reconhecendo os professores como sujeitos capazes de produzir conhecimento por meio da pesquisa engajada.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910