O MUSEU SOLAR MONJARDIM COMO MEDIADOR DOS PROCESSOS EDUCATIVOS
Nome: JORGE LUIZ ABDON
Data de publicação: 28/08/2024
Banca:
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Papel |
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MIRIA LUCIA LUIZ | Examinador Interno |
REGINA CELI FRECHIANI BITTE | Presidente |
SÔNIA MARIA DOS SANTOS | Examinador Externo |
Resumo: Pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo, e vinculadaà linha de pesquisa Docência e Gestão de Processos Educativos. Tem como objetivo principal analisar narrativas demonitores e professores quanto às acepções de museu que permeiam as propostas educativas do Museu Solar Monjardim (MSM), localizado em Vitória-ES, bem como a produção de sentidos e conhecimentos na relação de parceria com a educação institucionalizada. Para tanto, realizou pesquisade campo no MSM para conhecer as atividades educativas desenvolvidas e entrevistar monitores que atendem ao público em geral. Além disso, promoveu momentos de escuta a educadores da Educação Básica que frequentaram o museu ano de 2023, buscando entender como desenvolveram seus trabalhos junto aos alunos após conhecerem o museu. A justificativa pela escolha do tema está no aprendizado que pode começar por meio histórias individuais localizadas numa história coletiva. Ao realizar o Estado do Conhecimento, percebeu o quanto um museu contribui para a formação de estudantes e como produz neles sentimentos de pertencimento. Utiliza como referencial teórico autores como Pereira (2011), Chagas (2016) e Ramos (2004), que discutem a temática da educação em museus. A pesquisa de campo envolveu: a) entrevistas com funcionários do setor educativo do MSM e professores que visitaram o MSM no primeiro semestre de 2023; b) observações das atividades desenvolvidas no interior do MSM. Com base nos presupostos da História Oral, as entrevistas revelaram que o MSM se apresenta de forma contemporânea, apesar de carregar o nome de uma família abastada dos séculos XVIII e XIX. Os professores entrevistados clamaram por uma renovação do museu, por consideraram-no elitista, e também apontaram para a necessidade de um chamamento democrático por meio de mais divulgação da instituição e do acervo. O MSM se apresenta disposto a ouvir e a interagir com estudantes que alí desenvolvem estudo de campo.