AS ENUNCIAÇÕES INFANTIS NA COMPOSIÇÃO CURRICULAR DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS E AS SUAS ARGUMENTAÇÕES

Nome: FLÁVIA SANTANA ROCHA

Data de publicação: 06/09/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FERNANDA ZANETTI BECALLI Examinador Externo
KEZIA RODRIGUES NUNES Examinador Interno
LARISSA FERREIRA RODRIGUES GOMES Examinador Interno
PAULO ROGÉRIO STELLA Examinador Externo
REGINA GODINHO DE ALCANTARA Presidente

Resumo: Este trabalho visa compreender possibilidades e desafios para a consideração dos enunciados infantis na composição curricular de uma Proposta Pedagógica (PP) de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), do município de Serra/ES, no sentido de possibilitar a participação das crianças na produção coletiva do documento. Aposta na argumentação das crianças, por meio de seus enunciados concretos, compreendendo-as como sujeitos históricos e socialmente situados. Sob o ponto de vista teórico-metodológico, evidencia os estudos do Círculo bakhtiniano (Bakhtin, 2003, 2012, 2016; Volóchinov, 2017), os estudos das linguagens (Brait, 2001; Goulart, 2016) e da argumentação (Amossy, 2011; Azevedo, 2023), em diálogo com os estudos das infâncias (Araújo, 2005; Kramer, 1999, 1996; Sarmento, 2002, 2008; entre outros) que compreendem a constituição das crianças na e pela linguagem. Constitui-se em dois movimentos principais: a) a realização de uma consulta documental (Gil, 2008), que intenta a análise do tema nos documentos nacionais para a Educação Infantil (EI), incluindo o mais recente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no documento curricular que orienta a EI em nível local, no município de Serra/ES; e b) a realização de uma pesquisa participante (Brandão, 1999; Le Bertof, 1999), envolvendo crianças matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil. Com vistas à compreensão dos enunciados infantis — ancorado na perspectiva bakhtiniana — realiza um processo dialógico com os discursos produzidos pelas crianças, objetivando a descrição, a análise e a interpretação (Brait, 2006; Sobral; Giacomelli, 2016) de seus enunciados, a partir da instauração de movimentos interlocutivos— rodas de conversa, história, desenhos, passeio, minifóruns de debate e outros recursos interativos —, buscando captar dos encontros as suas percepções acerca da escola, e, para além, promovendo espaços de escuta para se pensar sobre as experiências educativas e cotidianas no CMEI. Utiliza como instrumento de registro, o Padlet, um mural virtual, no qual estão compartilhados os movimentos dialógicos realizados. A culminância desse percurso, é a produção de um e-book, livro em formato digital — como produto educacional deste trabalho — com vistas a contribuir com a Proposta Pedagógica da instituição de ensino lócus da pesquisa. Indica que, para a consideração dos enunciados das crianças na composição de uma proposta curricular, torna-se imprescindível que a escola as reconheça como sujeitos de direitos, que têm o que dizer e se posicionam valorativamente, bem como se comprometa, de forma colaborativa, com a sistematização de um planejamento pedagógico conjunto nesse sentido, visando à mobilização de todos os envolvidos nessa construção.

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