A PERCEPÇÃO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO SOBRE O ACOLHIMENTO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NEGROS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Nome: MARIA INES DIAS DE FREITAS
Data de publicação: 19/09/2024
Banca:
Nome | Papel |
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CLEYDE RODRIGUES AMORIM | Presidente |
MARILEIDE GONCALVES FRANCA | Examinador Interno |
OTAIR FERNANDES DE OLIVEIRA | Examinador Externo |
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na linha de pesquisa Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar. Ela teve como objetivo geral compreender as condições de acolhimento e permanência dos estudantes negros na Ufes, ingressantes por ações afirmativas na modalidade de cotas raciais, pelos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs). Os objetivos específicos incluíram: analisar as políticas e estratégias utilizadas pela Universidade para promover o envolvimento e o sucesso acadêmico de estudantes negros; identificar as iniciativas dos processos formativos oferecidos pela Ufes, tendo em vista a sanção das Leis nº 12.711/2012 e nº 14.723/2023; e desenvolver uma campanha formativa de sensibilização sobre termos raciais, destacando a história da cultura afro-brasileira. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso, teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, o período pesquisado foi entre 2012 e 2022, com servidores técnico-administrativos em educação do campus universitário da Ufes de Goiabeiras. A análise de conteúdo, por meio da técnica de análise temática, possibilitou a reunião de elementos para a criação de um produto educacional a ser apresentado e disponibilizado nos murais dos colegiados dos cursos de graduação. Os resultados revelaram uma falta de conhecimento sobre questões raciais entre os TAEs, o que sugere um desinteresse em relação às políticas de ações afirmativas da Ufes. A campanha de sensibilização proposta busca fornecer informações fundamentais sobre termos e conceitos raciais, facilitando o acesso a esses conteúdos e incentivando o estudo e atitudes em prol da educação antirracista. Com isso, espera-se fortalecer o combate ao racismo dentro da Instituição por esse grupo.