ESCOLAS MULTISSERIADAS DE RIO BANANAL/ES: ressignificando concepções e reinventando práticas pedagógicas
Nome: ALESSANDRA ALTOÉ FERREIRA PICOLI
Data de publicação: 18/09/2024
Banca:
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Papel |
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DEBORA MONTEIRO DO AMARAL | Presidente |
JANINHA GERKE | Examinador Interno |
MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA | Examinador Externo |
Resumo: Este estudo de dissertação pertence ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, na área de concentração Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar. Tem como intencionalidade central compreender as Escolas Multisseriadas do Campo como possibilidade concreta de garantia de direito dos/das estudantes a uma educação de qualidade no/do campo, identificando os desafios que se apresentam nas práticas das professoras das Escolas Multisseriadas do Município de Rio Bananal, no Espírito Santo (ES). A pesquisa foi desenvolvida nas Escolas Multisseriadas do Campo – Ensino Fundamental – anos iniciais, do município de Rio Bananal/ES, envolvendo, inicialmente, 28 professoras. Nessa caminhada, buscou-se fundamentação nos diálogos pertinentes entre Freire (1987, 1996), que traz a educação como intervenção capaz de transformar realidades de forma significativa, democrática, reflexiva e solidária, enfim, humanizadora, possibilitando a emancipação dos/das estudantes; Caldart, Kolling e Cerioli (2002), cuja obra organizada por eles traz as contribuições relacionadas à Educação do Campo voltada para as comunidades camponesas; Arroyo e Fernandes (1999), que apresentam considerações referentes à educação no contexto da multissérie e, ainda, mas não menos importante, o livro organizado por Antunes-Rocha e Hage (2015), que expressa a realidade das Escolas Multisseriadas do campo. Quanto à metodologia, optou-se por desenvolver uma pesquisa de caráter qualitativo. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, observação participante, diário de campo e questionário com questões fechadas e abertas. A proposta desta pesquisa foi compreender os desafios enfrentados pelas educadoras nas Escolas Multisseriadas do Campo, no município de Rio Bananal. Os resultados trouxeram significativos apontamentos, dentre eles teve destaque a falta de formação inicial e continuada para lecionar em salas multisseriadas e o reconhecimento dessa necessidade por parte das professoras. Analisando o contexto das respostas e na perspectiva de contribuir, o produto educacional se constitui de uma proposta de formação com as professoras que atuam nas Escolas Multisseriadas do Campo. Uma formação dialógica, que oportunize às participantes conhecer a trajetória da Educação do Campo e as concepções de Freire que envolvem a humanização, a educação problematizadora, o diálogo e os temas geradores. Ainda, por meio de atividade prática proveniente desses encontros, possibilitar a reflexão e o reinventar da prática, a partir da percepção de situações contraditórias na atuação docente cotidiana em sala de aula. Assim, espera-se que a provocação advinda da formação desperte uma visão educacional crítica, dialógica e emancipatória, em que haja possibilidade de trabalhos com aproximação das concepções abordadas, favorecendo a formação humanizadora dos/das estudantes das Escolas Multisseriadas do Campo, no município de Rio Bananal.