ESCOLAS E EQUIPAMENTOS CULTURAIS: RECONFIGURANDO ESPAÇOS E RELAÇÕES QUE CONTRIBUAM COM AS AÇÕES EDUCATIVAS PARA/COM CRIANÇAS

Nome: DANIELLY TINTORI NASCIMENTO

Data de publicação: 16/12/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA ROSELY MAGRO Examinador Interno
LUCIANA GRUPPELLI LOPONTE Examinador Externo
MARGARETE SACHT GOES Presidente

Resumo: A presente pesquisa busca investigar os processos de formação continuada para professoras/es e mediadoras/es, que são oferecidas nos Equipamentos Culturais da cidade de Vitória/ES, analisando se essas formações contribuem e reconfiguram os processos de visitação, mediação e ações pedagógicas para/com as crianças da Educação Infantil. Tais formações ampliam as discussões acerca da colaboração Escola-Equipamento Cultural, ou seja, entre os Centros de Educação Infantil e os Espaços Expositivos da cidade. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se a pesquisa participante, conforme abordagem de Gil (2002), e se apoiou na análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2007).
Em retrospectiva, revisamos então, os paradigmas acerca de autoras/es que discutem sobre a formação de professoras/es e profissionais que atuam nos processos de mediação nos Espaços Culturais e sobre a colaboração Escola-Espaço de Arte, como Carvalho (2007) e Gabre (2016, 2021). Fundamentadas na perspectiva histórico-cultural a partir de Vygotsky (2007; 2009), trazemos o conceito de mediação para ambas/os profissionais. Acerca da formação de professoras/es, nos fundamentamos teoricamente em Nóvoa (2017) e, especificamente para professoras/es de Arte em espaços formais e não formais, em Gohn (2006) e Loponte (2017; 2013), buscando compreender as problemáticas e desafios existentes nas formações de professoras/es e mediadoras/es nesses espaços expositivos da cidade de Vitória/ES. Adicionalmente, a partir da perspectiva decolonial de Vergès (2023) e do conceito de Pós-Museu, repensamos o papel dos Museus de Arte, propondo uma ressignificação que passa pela desconstrução de práticas coloniais e pela criação de novas formas de mediação e interação com o público infantil.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910