ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO NO PARQUE ESTADUAL PEDRA AZUL- ES

Nome: DAIANE BARBOSA CESCONETTO

Data de publicação: 10/12/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JUNIA FREGUGLIA MACHADO GARCIA Examinador Interno
MANUELLA VILLAR AMADO Examinador Externo
PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI Presidente

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), aplicada no Parque Estadual Pedra Azul- ES, adotando os princípios e etapas do Ensino de Ciências por Investigação, junto a um grupo de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Conceição do Castelo – ES. A matriz teórica se baseia na perspectiva histórico-cultural, utilizando uma abordagem qualitativa de pesquisa-intervenção de cunho colaborativo. A produção de dados ocorreu a partir da elaboração e aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), conforme as etapas propostas por Carvalho (2013): problematização e levantamento de hipóteses, teste de hipóteses, sistematização e contextualização do conhecimento. Utilizamos a teoria da ação mediada para descrever as etapas da SEI, considerando os cinco elementos que a compõem (cena, agentes, propósito, ferramentas culturais e ato), conforme apontado por Wertsch (1999). A técnica e os procedimentos empregadoas para análise dos dados foram os registros nos diários de bordo dos estudantes, fotografias, gravações de áudio para capturar o discurso falado dos estudantes e um roteiro investigativo, que orientou as etapas da SEI. Os resultados evidenciaram que a mediação pedagógica, aliada ao uso de espaços não formais e à abordagem do Ensino de Ciências por Investigação, contribuiu significativamente para a aprendizagem dos estudantes, obtendo bons resultados na construção do conhecimento científico. As atividades desenvolvidas despertaram grande engajamento, promovendo o protagonismo e a construção ativa do conhecimento. Além disso, favoreceram o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a observação, a análise crítica, a formulação de hipóteses e a resolução de problemas. Ao final da pesquisa elaborou-se um Guia Didático com o objetivo de orientar, inspirar e incentivar outros professores da educação básica a realizar esse tipo de atividade.

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