EXPRESSÕES CULTURAIS, NARRATIVAS E OUTRAS ECOLOGIAS NOS COTIDIANOS ESCOLARES DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL “ADÃO BENEZATH”
Nome: JOSÉ HONOR DE BRITO NETO
Data de publicação: 28/11/2024
Banca:
Nome | Papel |
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KEZIA RODRIGUES NUNES | Examinador Interno |
PATRÍCIA RAQUEL BARONI | Examinador Externo |
SOLER GONZALEZ | Presidente |
Resumo: Esta pesquisa em educação ambiental aborda como tema as relações ecológicas e comunitárias das expressões culturais locais e das práticas e projetos pedagógicos realizados nos cotidianos escolares da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Adão Benezath, localizada no bairro Antônio Honório, em Vitória, capital do Espírito Santo. Apresenta como objetivo geral: cartografar e problematizar as experiencias, os projetos educativos, as práticas que abordam as potencialidades ecológicas e comunitárias, bem como as problemáticas ambientais dos mangue- zais, com uma política pedagógica em educação ambiental antirracista, contribuindo com as redes de conhecimentos locais e com o Plano de Ação da escola. Entre os objetivos específicos, busca-se: 1) mapear e problematizar, com a participação da comunidade (estudantes e professo- res), as expressões culturais locais, os projetos e as práticas pedagógicas que abordam as problemáticas e as potencialidades ecológicas do entorno; 2) criar um acervo com a participação da comunidade escolar, reunindo documentos, mapas, fotografias, projetos pedagógicos e outros artefatos culturais sobre a escola. Para tanto, o presente estudo adota como referencial teórico a perspectiva freireana de educação, em diálogo com autores do campo da Educação Ambiental e dos Territórios de aprendizagens autopoiéticas, com vistas à ecologia decolonial, reconhecendo outros saberes e cosmovisões ancestrais. Recorre-se à pesquisa narrativa como abordagem metodológica, mapeando projetos e práticas realizadas com/por docentes e morado- res locais que vivem próximos à escola. Nesse contexto, o estudo se fundamenta na cotidiani- dade das ações escolares, afirmando a atitude ética e política da dialogicidade no processo de pesquisa com os diferentes sujeitos. Como resultados, o presente trabalho visa mapear os projetos e as práticas pedagógicas realizadas no cotidiano escolar da EMEF Adão Benezath em interlocução com as expressões culturais locais, bem como criar uma exposição/oficinas pedagógicas itinerantes, interativas, acessíveis e inclusivas que contribuam com uma educação ambiental antirracista e como prática de liberdade.