PROCESSOS DE MEDICALIZAÇÃO DAS INFÂNCIAS: CARTOGRAFIAS EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Nome: TIAGO NASCIMENTO DE OLIVEIRA
Data de publicação: 31/10/2024
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
ELIZABETE BASSANI | Examinador Interno |
JAIR RONCHI FILHO | Presidente |
MARIA RIZIANE COSTA PRATES | Examinador Externo |
Resumo: A presente pesquisa, proposta ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da UFES, problematiza os processos de medicalização de crianças público-alvo da educação especial em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no município da Serra, Espírito Santo. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo combina estudo de caso e cartografia como metodologias principais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com pais, professores e pedagogos, além de observações em campo e análise de documentos relevantes. O referencial teórico baseia-se nos conceitos de biopoder e medicalização, conforme propostos por Michel Foucault, Ivan Illich, com o conceito de colonização médica, e Moysés e Collares, com suas contribuições sobre medicalização. A pesquisa busca compreender como o processo de diagnóstico médico, influenciado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição (DSM-5) e pela Classificação Internacional de Doenças (CID-11). Os resultados indicam que o laudo médico funciona como um mecanismo de controle e regulação dos corpos infantis, reforçando a medicalização de comportamentos que, em outros contextos, poderiam ser considerados normais. A dissertação propõe uma reflexão crítica sobre essas práticas. Como produto acadêmico, foram desenvolvidos um canal no YouTube “Cartografias da Infância: Inclusão e Medicalização” e três e-book: “As Aventuras de Miguel” composto por três histórias voltadas para a discussão dos processos de medicalização na infância e a inclusão das crianças público-alvo da educação especial.