O TRABALHO DOCENTE E A LÓGICA DE GESTÃO PRIVADA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO (2015-2022)
Nome: LEON ALVES DE FREITAS
Data de publicação: 23/12/2024
Banca:
Nome | Papel |
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EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA | Examinador Interno |
FÁBIO LUIZ ALVES DE AMORIM | Examinador Externo |
ROSEMEIRE DOS SANTOS BRITO | Presidente |
Resumo: A presente pesquisa, desenvolvida na linha de Pesquisa de Docência e Gestão de Processos Educativos do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), trata da intensificação de lógicas de gestão privada na Secretaria Estadual de Educação (Sedu) e suas consequentes implicações no trabalho dos docentes da rede estadual. O recorte temporal proposto (2015-2022) abrange os mandatos dos governadores Paulo Hartung e Renato Casagrande à frente do Executivo Estadual, indicando a continuidade de medidas neoliberais, mesmo em cenários políticos distintos. A metodologia adotada para o desenvolvimento do trabalho é a análise bibliográfica e documental, conforme aponta Gil (2019). A análise bibliográfica abrangeu autores validados no campo das Ciências Sociais, História e Educação, dos estudos que buscam compreender os efeitos do neoliberalismo nas esferas federal e estadual e suas implicações no trabalho docente. Além disso, foi realizada análise documental de Leis, Portarias, Decretos e Atas Taquigráficas das Comissões de Educação e Ciência e Tecnologia da Assembleia, do ano de 2015. Todos esses materiais permitiram identificar os efeitos do neoliberalismo dentro do contexto e recorte históricos propostos. A pesquisa chega ao entendimento de que houve um recrudescimento da gestão neoliberal na educação, principalmente a partir da implantação do “Programa Escola Viva”, em 2015, no mandato do governador Paulo Hartung, o que nos leva a uma lacuna temporal com a qual este estudo pretende contribuir na análise da questão proposta.